Foi reaberto na última terça-feira (28), a consulta ao SVR (Sistema Valores a Receber) do Banco Central. A modalidade serve para aqueles que deixaram dinheiro esquecido nos bancos e instituições financeiras possam resgatar esses valores. A partir do dia 7 de março o Sistema vai permitir a transferência de valores esquecidos. O programa disponibiliza cerca de R$ 6 bilhões para aproximadamente 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas.

Nesta segunda fase do programa, os herdeiros ou representantes legais poderão saber se aqueles que já faleceram deixaram dinheiro esquecidos.

O serviço estava suspenso desde maio do ano passado e atualmente pode ser consultado pelo site www.valoresareceber.bcb.gov.br. De acordo com o Banco Central, os sistemas foram reforçados para evitar queda de acesso. A estimativa é que milhares de pessoas façam o saque já no primeiro dia da liberação. Para quem tem saldo a resgatar, os valores serão disponibilizados para transferência a partir das 10h de 7 de março.

Como sacar os Valores a Receber como herdeiros?

Muitas pessoas não sabem, mas podem retirar agora o dinheiro de familiares falecidos. Para os herdeiros ou representantes legais, é preciso seguir o passo a passo para acessar os valores:

  • Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Preencha o CPF e data de nascimento da pessoa falecida;
  • Se aparecer a mensagem "O CPF pesquisado tem valores a receber", o herdeiro deverá retornar ao site do BC no dia 7 de março;
  • No dia 7, é preciso fazer o login na conta gov.br do herdeiro e ser nível prata ou ouro;
  • Em sua conta gov.br, acesse Valores para Pessoas Falecidas;
  • Preencha o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida;
  • Leia e aceite o Termo de Responsabilidade para a consulta de dados de terceiros;
  • O sistema mostrará as informações da pessoa falecida, como o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor;
  • Clique em exibir o comprovante, aparecerá o valor e o nome da pessoa falecida.

      Vale lembrar que cada instituição financeira tem a liberdade de solicitar qual a documentação necessária para sacar o dinheiro da pessoa falecida.

      Entre em contato e pergunte diretamente à instituição onde o dinheiro está depositado. No entanto, é importante ressaltar que apenas os herdeiros, testamentários, representantes legais ou inventariantes poderão ter acesso aos dados da pessoa falecida.

      Cuide para não cair em golpes

      O Banco Central alerta para que os cidadãos não caiam em golpes dos Valores a Receber. Dentre alguns está o golpe aplicado em sites não oficiais, que alegam que as pessoas têm dinheiro a receber, mas precisam pagar para acessar esta informação.

      O órgão alega que apenas o site oficial deve ser acessado e que não é cobrado nada para a conferência dos valores. "A instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição, mas não forneça senhas a ninguém", informou o BC.