A partir das 10h desta quinta-feira de 24 de agosto, contribuintes poderão consultar se vão receber agora a restituição do Imposto de Renda ano calendário 2022 por meio desse novo 4º lote. A Receita Federal está programada para fazer os pagamentos referentes ao quarto lote da restituição no dia 31 deste mês nas contas informadas pelos contribuintes quando do envio da declaração.

Vale lembrar que os contribuintes contemplados neste lote receberão a quantia com uma correção maior do que nos três primeiros lotes. Isso ocorre devido à correção mensal que as restituições recebem pela taxa básica de juros (Selic) agora em 13,25% ao ano.

De acordo com a Receita Federal, o valor a ser restituído é atualizado utilizando a taxa Selic, que é acumulada a partir do mês seguinte após o prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% da Selic no mês do depósito.

Assim, os beneficiários do quarto lote terão seu valor de restituição atualizado pela Selic até julho, totalizando correção de 3,14%. O último lote de restituição também terá o valor corrigido de acordo com a taxa Selic, mas ainda não há definição da taxa para este próximo lote, visto que a Selic pode mudar até lá. Provavelmente ela deve ficar em 4,2%.

Receita Federal abre consulta do 4º lote do IR - Foto: Márcio Bohrer
Receita Federal abre consulta do 4º lote do IR - Foto: Márcio Bohrer

Consulta 4º Lote IR

A consulta ao quarto lote de restituição poderá ser feita após às 10h de 24/08 neste hotsite da Receita Federal. É preciso inserir apenas dados de:

  • CPF;
  • Data de Nascimento;
  • Ano de Exercício da consulta;
  • e marcar a caixa "não sou um robô".

Vale ressaltar que o dinheiro da restituição representa uma redução na arrecadação do Imposto de Renda da pessoa física e é proveniente do Tesouro Nacional. A Receita Federal recebe mensalmente os recursos para realizar essa devolução.

Neste 4º lote, o crédito bancário disponibilizado será para mais de 6 milhões de contribuintes, totalizando um valor de R$ 7,5 bilhões. Essa é a mesma quantia que foi paga nos três primeiros lotes, demonstrando a amplitude de recursos arrecadados em impostos todos os anos.

Agora, serão contemplados cerca de 5,7 milhões de contribuintes que não possuem nenhuma prioridade específica. É importante ressaltar que o pagamento da restituição será realizado em conta corrente, poupança ou conta de pagamento informada na declaração do Imposto de Renda.

A novidade é a possibilidade de receber a restituição por meio do Pix, que facilita o acesso aos valores devidos e evita transtornos e atrasos.

Consultar mais informações do IR

Caso o contribuinte necessite alterar a conta bancária para receber a restituição, é possível fazer a retificação da declaração ou utilizar o serviço disponibilizado no sistema Meu Imposto de Renda. É importante lembrar que essa alteração só é possível caso a restituição ainda não tenha sido liberada.

Se houver erro nos dados, o dinheiro ficará parado no Banco do Brasil e fica disponível para resgate por um ano, indo até uma agência. Após esse prazo, se a restituição não for resgatada, ela é devolvida para a Receita Federal, sendo necessário solicitar o pagamento diretamente no site do governo.

É fundamental ficar atento ao calendário da restituição. Além do quarto lote, que será pago no dia 31 de agosto, o quinto e último será liberado no dia 29 de setembro com a consulta abrindo uma semana antes. Portanto, é imprescindível acompanhar as informações e prazos para garantir o recebimento. Veja as datas de pagamento de cada um:

Lote Data de pagamento Correção dos valores pela Selic
1 31 de maio 0%
2 30 de junho 1%
3 31 de julho 2,07%
4 31 de agosto 3,14%
5 29 de setembro 4,21% (previsão) valor ainda a definir