Mais 432 municípios brasileiros agora podem contar com o sinal 5G, a partir de segunda-feira (23/10). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a faixa de 3,5 GHz, necessária para a implementação da quinta geração de redes móveis nessas localidades.

O Ministério das Comunicações (MCom) tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e melhorarem a qualidade da cobertura em regiões com problemas ou sem sinal. Com essa nova liberação, já são 2.456 municípios liberados para utilização das estações do 5G, alcançando aproximadamente 156 milhões de brasileiros, o que corresponde a 73% da população.

Para acompanhar os municípios liberados, a Anatel disponibiliza um painel de dados com informações sobre as localidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada, além do planejamento para as próximas liberações.

No entanto, é importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que as redes do 5G serão instaladas imediatamente, pois a instalação depende do planejamento individual de cada prestadora.

O sinal 5G é uma nova tecnologia de conectividade móvel que promete velocidades mais rápidas e maior capacidade de rede. Ele usa frequências mais altas e tecnologias avançadas para fornecer uma conexão mais estável e rápida para dispositivos como smartphones, tablets e outros dispositivos inteligentes.

Kit Parabólica para CadÚnico

As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar interferências na faixa de 3,5 GHz.

É possível solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento à entidade Siga Antenado. É necessário agendar a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado e pelo telefone 0800-729-2404.

A maior parte de novas cidades que terão acesso agora ao 5G são da região sul. Veja a lista de cidades no site da Anatel.