Os aposentados e pensionistas do INSS deverão receber o décimo terceiro salário no segundo semestre de 2024. Desta vez, ele não tem previsão de ser antecipado para os meses de maio e junho, como ocorreu nos anos de 2022 e 2023.

Sem planos do governo para antecipação em 2024, os beneficiários deverão receber as duas parcelas nos meses de agosto e novembro, como sempre ocorria nos anos anteriores.

INSS
INSS

Como funciona o décimo terceiro salário para aposentados do INSS?

No último ano, mais de 32 milhões de pessoas foram beneficiadas com o décimo terceiro salário. Foram desembolsados aproximadamente R$ 62,7 bilhões para o pagamento aos beneficiários.

Podem receber o benefício aqueles que ao longo do ano foram beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. O valor total pago a cada pessoa é determinado com base na renda mensal do benefício referente ao mês de dezembro correspondente.

É relevante destacar que até o presente momento, o décimo terceiro salário do INSS em 2024 não contempla os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Como é feito o pagamento do décimo terceiro salário do INSS?

O pagamento do décimo terceiro pelo INSS é efetuado em duas etapas. A primeira, representando até 50% do valor do benefício referente àquele mês, é disponibilizada em agosto.

Já a segunda parcela corresponde à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da primeira parcela, sendo distribuída em novembro.

Em ambas as situações, o décimo terceiro é depositado junto com o benefício mensal. Assim, os beneficiários do INSS devem estar atentos a esses períodos para um planejamento financeiro mais eficaz.

Aposentados do INSS podem pedir antecipação do décimo terceiro salário em 2024

Aqueles que desejam antecipar o décimo terceiro do INSS em 2024, tem a opção de recorrer a um empréstimo, utilizando o 13º salário como garantia. Muitos se referem a essa prática como "antecipação do 13º salário", embora não seja completamente equivalente a uma antecipação, pois envolve o pagamento de juros e outros fatores.

Essa alternativa está acessível para trabalhadores assalariados, funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS que possuem direito ao décimo terceiro.

A antecipação pode ser vantajosa em situações de urgência financeira ou para aliviar o orçamento em momentos desafiadores.

No entanto, é essencial examinar cuidadosamente essa decisão, considerando a possibilidade de abrir mão do valor do salário no final do ano.