Uma atualização recente no aplicativo do Cadastro Único trouxe uma nova ferramenta para as famílias inscritas na base de dados do Governo Federal. Com mais de 95 milhões de brasileiros, o Cadúnico é a principal ferramenta para garantir que os programas sociais cheguem a quem mais precisa.
Por meio dele, as famílias com cadastro ativo e atualizado poderão receber benefícios como o Bolsa Família, Auxílio Gás dos Brasileiros, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outras políticas sociais de transferência de renda.
Dessa forma, é crucial que o responsável familiar - aquele que foi até o CRAS fazer o cadastro da família - se comprometa em manter o Cadastro Único atualizado, bem como acompanhe novas exigências e possíveis pendências que podem surgir.
Atualização do Cadúnico mostra pendências
A nova atualização do Cadastro Único foi realizada no início do mês de outubro e disponibilizou um novo recurso dentro do aplicativo - a aba Pendências do cadastro.
Agora, por meio da plataforma o beneficiário poderá consultar se o seu cadastro precisa ser atualizado em breve e quais são as informações que devem ser corrigidas para regularizar o seu cadastro.
Como saber se meu aplicativo está atualizado? A versão mais recente do app foi lançada em 5 de outubro de 2023 (v 1.0.43) e pode ser conferida no canto direito inferior da tela inicial do app do Cadúnico. Em alguns casos, a atualização é feita de forma automática.
Caso o próprio sistema informe que existe uma atualização a ser feita "Temos uma versão nova disponível para você, favor atualizar sua página" o usuário deve entrar na sua loja de aplicativos e atualizá-lo.
Saiba cmo baixar o aplicativo do Cadastro Único:
- Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel, seja Android ou iOS.
- Na barra de pesquisa, digite "Cadastro Único" e pressione a tecla de pesquisa.
- Encontre o aplicativo oficial, desenvolvido pelo governo brasileiro, e clique em "Instalar".
- Após a conclusão do download, abra o aplicativo e prossiga para o próximo passo.
Cadúnico mostra pendências para famílias unipessoais
Após a nova atualização, algumas famílias unipessoais inscritas no Cadastro Único verificaram na aba Pendências que o governo está exigindo a digitalização de documentos.
O procedimento se tornou obrigatório desde o final de julho para todas as famílias cadastrados como de uma pessoa só. Contudo, o upload dos documentos - documento de identificação com foto e termo de responsabilidade de família unipessoal assinado - é de responsabilidade das gestões municipais.
Por isso, caso surga essa pendência para você entre em contato com um CRAS da sua cidade para buscar mais informações sobre a digitalização de documentos no Sistema do Cadastro Único.
Pendência Documentos Rejeitados - os arquivos que forem considerados inadequados serão automaticamente excluídos e será marcada para a família a Pendência Documentos Rejeitados.
A Pendência Documentos Rejeitados será crítica e em 90 dias, caso o município não realize o
novo upload, de acordo com as regras estabelecidas, o cadastro da família será automaticamente excluído.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.