O crédito da segunda parcela do auxílio emergencial terminou nesta terça-feira (26) para mais de 31 milhões de trabalhadores. Entretanto, nem todos que aguardavam a segunda parte do pagamento receberam o dinheiro. Isso porque muitos constataram um aviso no app que seu auxílio emergencial havia sido cancelado por não atender as condições para continuar ganhando os R$ 600,00.
Muitos relataram que foram considerados aptos e chegaram a receber a primeira parcela do benefício, porém agora o sistema apresenta divergências no cadastro. Segundo o Ministério da Cidadania um novo dado informado no cadastro, como por exemplo se a pessoa conseguiu um emprego, pode ocasionar o cancelamento do auxílio emergencial.
Auxílio Emergencial Cancelado - motivos
Entre os principais motivos que os usuários reportam para ter o benefício cancelado estão: cidadão considerado servidor público na ativa, aposentado ou pensionista, vinculado ao Ministério da Defesa ou moradia no exterior. Em alguns casos os relatos são de que os motivos não se aplicam a real situação, exemplo de muitos homens que já não possuem vínculo com o Exército. Para tirar essas dúvidas a Caixa possui a central telefônica 111.
A base de dados do governo é atualizada mensalmente pelo Ministério da Cidadania e pela Dataprev, portanto a orientação é que o trabalhador corrija as informações nos sistemas oficiais. Conforme dados da Caixa cerca de 10,4 milhões ainda aguardam resposta da solicitação e destes 5,3 milhões estão passando por análise pela 2ª ou 3ª vez.
Meu auxílio emergencial foi cancelado. Como recorrer?
A orientação da Caixa Econômica Federal é que o trabalhador realize uma contestação no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. A contestação pode ser feita quando o cidadão precisa corrigir alguma informação no cadastro ou não concorda com o motivo pelo qual seu benefício foi negado.
Entre os motivos mais comuns para a contestação estão:
- Ter algum vínculo empregatício;
- Óbito de membro da família;
- Recebe algum benefício (Seguro-Desemprego, Seguro Defeso ou INSS);
- Tem renda familiar mensal superior a 3 salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.
Como fazer a contestação no aplicativo Caixa
- Abra o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.
- Informe os dados cadastrais. É importante que as informações sejam iguais aos dados registrados na Receita Federal.
- O aplicativo irá mostrar o motivo da não aprovação do benefício. Selecione a opção Nova Solicitação, se precisa realizar alguma alteração cadastral, ou Contestação, caso discorde do motivo apresentado pelo sistema.
- Se você escolheu a opção Nova Solicitação é só seguir o fluxo normal de preenchimento dos dados, com muita atenção, até completar o cadastro. Após finalizar esta etapa o status da solicitação voltará para "Em análise" e a Dataprev fará novamente a análise do cadastro.
- Se você escolheu a opção Contestação o aplicativo irá informar que esse processo poderá ser feito somente uma vez. Confirme o(s) motivo(s) da contestação e aperte em Continuar. Aparecerá na tela a declaração sobre a veracidade das informações prestadas e, após a leitura, clique em Continuar.
- O pedido de contestação será finalizado e os dados passarão novamente por análise da Dataprev. O trabalhador poderá acompanhar pelo aplicativo o retorno da análise.
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