Até agora, nenhuma família de Porto Alegre foi habilitada para receber os R$ 5,1 mil do Auxílio Reconstrução neste primeiro lote de pagamento, liberado na última segunda-feira, 27 de maio, mesmo após mais de 150 mil habitantes terem sido atingidos pelos temporais que devastaram o Rio Grande do Sul.

O motivo, segundo o Ministério Extraordinário da Reconstrução, é a falta de envio dos dados necessários da população atingida por parte da prefeitura ao governo federal. Em contraste a isso, 44,5 mil famílias de 15 outras cidades do Rio Grande do Sul já tiveram o benefício aprovado.

Nas redes sociais, o presidente Lula divulgou hoje cedo a liberação dos valores do programa, que vai beneficiar milhares de famílias gaúchas. Veja:

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre informou que os servidores estão organizando os dados coletados da população e planejam enviar ao governo federal até esta terça-feira (28). Nesta primeira etapa, serão repassadas informações de cerca de 20 mil beneficiários. Os dados podem ser enviados diariamente.

Situação em outras cidades

Em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde 60% do perímetro urbano foi inundado, desalojando mais de 180 mil pessoas, já foram cadastradas 68 mil famílias para o benefício, das quais 42 mil tiveram o pagamento aprovado.

O Auxílio Reconstrução, criado pelo governo federal, será pago em parcela única via PIX no valor de R$ 5.100,00, destinado a socorrer famílias que perderam bens pessoais devido às chuvas históricas no estado.

Segundo a Dataprev, as prefeituras precisam enviar dados das pessoas desalojadas. Canoas lidera com 42.572 famílias aprovadas. Outras cidades com beneficiários habilitados incluem Arambaré, Bom Princípio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Feliz, Harmonia, Imigrante, Lajeado, Nova Bassano, Rolante, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Triunfo.

Caso o beneficiário não tenha conta na Caixa, o banco abrirá uma Poupança Social Digital para o recebimento, que poderá ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Procedimentos para recebimento

Para que o pagamento do benefício ocorra, o cadastro pela prefeitura é a primeira etapa. Após isso, os dados são verificados pelo governo federal. Com o pagamento autorizado, o responsável pela família precisa confirmar a solicitação online.

O pedido do auxílio deve ser feito pelo responsável da família por meio de uma conta Gov.br. Após a confirmação das informações, o nome do beneficiário é encaminhado à Caixa Econômica Federal para o depósito dos R$ 5,1 mil.

Os responsáveis devem confirmar os dados para receber o pagamento em uma conta da Caixa, fazendo login no portal Gov.br.

Consulta do Auxílio de R$ 5.100

Após fazer o login na página do Auxílio Reconstrução, os solicitantes podem ver uma das seguintes respostas:

  • CPF não cadastrado pela prefeitura: Indica que o pedido ainda não foi feito pela prefeitura.
  • Aguardando análise: Os dados estão em análise; recomenda-se verificar novamente após um dia.
  • Habilitado - Aguardando confirmação do responsável familiar: O dinheiro está liberado, mas precisa de confirmação dos dados.

Se houver dados incorretos, o responsável deve corrigir com a prefeitura, que realizará um novo cadastro.