As famílias beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal que não atualizaram seu cadastro junto ao CadÚnico (Cadastro Único) há mais de dois anos, têm até o dia 14 de outubro para realizar a alteração dos dados e evitar o cancelamento dos repasses.

Através do CadÚnico o governo administra e inclui as famílias de baixa renda nos programas sociais, como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial, BPC (Benefício de Prestação Continuada), TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), entre outros.

O que acontece se não atualizar os dados do CadÚnico?

Caso o cidadão não realize a atualização do CadÚnico, poderá ter seu benefício suspenso ou até cancelado. Com isso, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

Além do próprio cidadão, os estados e municípios também atualizam as informações para serem utilizadas nas implementações de políticas públicas.

Vale lembrar que apenas se cadastrar no sistema do governo não garante a entrada automática nos programas sociais, e sim um pré-requisito para que haja uma avaliação da inscrição.

Quais os prazos para a atualização do CadÚnico?

As famílias que não atualizaram seus cadastros desde 2016 e 2017 no Bolsa Família, agora Auxílio Brasil, tem só até o dia 14 de outubro de 2022 para fazê-lo.

Para evitar que o benefício do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE seja suspenso, é preciso atualizar os dados até dezembro de 2022.

Como saber qual a situação do meu cadastro?

O beneficiário pode conferir sua situação cadastral através do aplicativo do Cadastro Único, ou então pelo site do CadÚnico. Nele, é possível saber se os cidadãos cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral e o que é necessário para regularizar seus dados.

As famílias beneficiárias que precisam fazer a atualização cadastral recebem uma mensagem pelo extrato de pagamento e no aplicativo.

Já os beneficiários da TSEE, recebem mensagens na conta de energia.

Se não houver nenhuma alteração das informações do cadastro, basta apenas confirmar os dados no aplicativo. Mas se tiver necessidade de alteração, será necessário se dirigir até um posto de cadastramento para realizar uma nova entrevista, nas prefeituras e no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social dos municípios.

Por esse link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/ é possível conferir os endereços dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) por município.