Uma novidade foi anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome recentemente. Agora, como rege a Portaria nº 860 será possível pedir a exclusão de dados do CadÚnico (Cadastro Único).
Desta forma, o inscrito que não atende aos critérios de renda poderá, por meio do aplicativo do Cadastro Único ou pelo site, pedir a retirada de seus dados de forma voluntária desse grupo junto ao sistema da DataPrev. A modalidade já está disponível e funciona em dias úteis, das 7h às 21h.
A medida foi tomada pelo Ministério junto a Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Único de Assistência Social e do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social). O acordo também foi realizado com a DPU.
Saída voluntária do CadÚnico
A intenção da nova funcionalidade é fazer com que aqueles que receberem o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) de forma indevida saiam do cadastro de maneira voluntária.
A retirada dos dados vale apenas para os cadastros unipessoais, aqueles cidadãos que afirmaram para o Governo Federal que moram sozinhos, mas na verdade moram com sua família, o que é incorreto.
Depois de realizar a exclusão, estas pessoas poderão buscar os locais de atendimento em suas cidades para refazer o cadastro de forma correta e inclusão nas famílias. Não entram na modalidade os cadastros unipessoais dos BPCs (Benefício de Prestação Continuada) e de pessoas que se encontram em situação de rua.
"Cancele o seu Cadastro Único"
A opção "Cancele o seu cadastro" está disponível no aplicativo Cadastro Único ou no site do Cadastro Único, e o cidadão deve inserir seu CPF e sua senha Gov.br. Vale lembrar que é necessário utilizar a versão mais atualizada do aplicativo.
Também é possível procurar a gestão municipal do CadÚnico de sua cidade para realizar a exclusão.
No entanto, para que isso não sobrecarregue os locais de atendimento, o MDS pactuou com os municípios e com os estados um cronograma que irá averiguar os cadastros unipessoais, que será entre março e dezembro de 2023. Nesse caso, as pessoas receberão um SMS ou mensagens no extrato.
Passo a passo para o descadastro do CadÚnico
Veja abaixo como realizar o descadastramento do Cadastro Único:
1- Acesse o aplicativo para realizar a solicitação da exclusão do Cadastro Único e clique em "Consulta completa"
2- Após, faça o login com CPF e senha, e clique em "Continuar"
3- Aperte na seta para voltar no canto superior esquerdo da tela
4- Em seguida, clique no botão vermelho "Cancele o seu cadastro"
5-Depois, aperte o botão azul "Cancele o seu cadastro"
6- Após, confirme a decisão clicando em "Confirmar"
Pronto! Agora seus dados serão excluídos do Cadastro Único e você não será penalizado por valores recebidos indevidamente.O que é o
Será possível, através do aplicativo do Cadastro Único ou pelo site, a saída de forma voluntária desse grupo que estejam com seus cadastros incorretos junto ao DataPrev. A modalidade já está disponível e funciona em dias úteis, das 7h às 21h.
Qual a intenção do Governo com o descadastramento do CadÚnico?
A intenção da nova funcionalidade é fazer com que aqueles que se inscreveram de forma incorreta e de maneira induzida no Cadastro Único para receberem o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) saia do cadastro de maneira voluntária.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.