Uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o aplicativo de mensagens Whatsapp vai auxiliar na comunicação das informações sobre o Auxílio Emergencial. De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, serão disparadas 500 milhões de mensagens para os clientes do Caixa Tem que recebem o Auxílio Emergencial.
O canal desenvolvido de forma gratuita para a Caixa vai informar os beneficiários sobre os calendários de pagamento e de saque e transferência, entre outros assuntos relacionados ao Auxílio Emergencial. As mensagens serão enviadas exclusivamente pelo número 0800 726 0207 (Caixa Cidadão). Para receber as mensagens o usuário deve aceitar o serviço e após isso passará a receber o conteúdo regularmente.
Para o presidente da Caixa, a parceria vai melhorar o fluxo de informação para os beneficiários do Auxílio Emergencial e de outros programas do governo federal. "Muitas das pessoas que vão poder receber de graça essas mensagens, são pessoas mais humildes, que não teriam condições, normalmente. Essa parceria vem de ter o Whatsapp, que é o maior programa de comunicação celular do mundo, e a Caixa com essa participação social, tendo 146 milhões de contas correntes ativas", destacou Guimarães.
Beneficiário deve ficar atento aos golpes
A Caixa ressalta que não haverá solicitação de nenhum dado pessoal ou senha para aderir ao canal de comunicação do Auxílio Emergencial. Portanto, os beneficiários devem ficar atentos a possíveis golpes que tentem se passar pelo canal oficial do banco. "Não haverá pedido de senha nem de dados pessoais. Apenas informações sobre o auxílio serão enviadas", disse o de Políticas Públicas para o WhatsApp no Facebook Brasil, Dario Durigan.
A instituição financeira listou ainda alguns cuidados que devem ser tomados pelo usuário quando contatado pelas redes sociais:
- Verifique o selo de autenticidade do canal da CAIXA no WhatsApp;
- Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pela CAIXA;
- Certifique-se que o endereço do site, o aplicativo instalado no seu celular e os perfis nas redes sociais são os canais oficiais da CAIXA;
- Não forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais;
- A CAIXA não envia SMS nem mensagem no WhatsApp com links e só envia e-mails após autorização do cliente;
- Nunca clique em links suspeitos, que podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
- Fique atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso ou desbloqueio de contas, atualização de cadastro e valores a receber;
- Desconfie de informações sensacionalistas e de "oportunidades imperdíveis";
Utilize sempre navegadores e antivírus atualizados; - A CAIXA jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página;
- Use somente o teclado virtual para digitar a sua assinatura eletrônica;
- A CAIXA não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
- A CAIXA não envia empregado ou motoboy para recolher cartões;
- Fique atento ao ser abordado em redes sociais por perfis falsos se passando pela CAIXA, sempre verifique se o perfil é oficial.
Confira a live da Caixa sobre a parceria com o Whatsapp (minuto 18'30"):
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