Na última terça-feira (30), a Caixa Econômica Federal lançou o novo aplicativo do FIES. Agora, estudantes e ex-estudantes que usaram o Fundo de Financiamento Estudantil poderão contar com mais um canal de atendimento a partir de 1º de setembro.

Além de consultar os dados do contrato e gerar boletos, o estudante também poderá renegociar suas parcelas em atraso diretamente no aplicativo, como já era feito no site do sifesweb.caixa.gov.br. O login e a senha de acesso permanecem o mesmo do app.

Segundo a Caixa, cerca de 1,85 milhão de estudantes serão beneficiados com as facilidades do novo app do banco. Ainda, 1,2 milhão poderão renegociar as dívidas com descontos de até 99%.

Como funciona o aplicativo do FIES

De acordo com a Caixa, o aplicativo do FIES Caixa possibilita que o estudante tenha maior comodidade para acompanhar seu contrato, gerar seus boletos, conseguir renegociar suas dívidas de forma prática e na palma da mão.

No aplicativo é possível conferir se o contrato está apto para renegociar, simular as melhores opções de pagamentos disponíveis e aderir às condições que se encaixam no bolso do aluno.

Antes de fazer o download é necessário observar se o app é o oficial da Caixa. Cuidado ao baixar aplicativos não-oficiais de programas do Governo e correr o risco de ter os dados roubados. Confira o link oficial para download do aplicarivo FIES:

Como é feita a renegociação pelo aplicativo FIES

Pelo aplicativo, os clientes poderão consultar os contratos que estão disponíveis para a renegociação ofertada pelo Governo Federal a partir do dia 1º de setembro.

As condições estabelecidas pela Resolução nº 51/2022 do CG-FIES, de 21/07/2022, permitem que haja descontos de até 99% para os contratos que foram assinados até o ano de 2017.

Ainda, a renegociação estará disponível para os cerca de 1,2 milhão de estudantes do FIES até o dia 31 de dezembro de 2022, prazo definido pelo governo atual.

Veja o passo a passo de como renegociar sua dívida do FIES pelo app:

  1. Vá na opção "Renegociação FIES";
  2. Confira se seu contrato está apto para a renegociação;
  3. Confirme os dados do contrato;
  4. Simule quais os tipos de renegociação é melhor para você;
  5. Confirme os dados da renegociação;
  6. Aceite os termos aditivos;
  7. Gere o boleto de entrada da renegociação;
  8. Pronto! Agora basta realizar o pagamento da primeira parcela para que a renegociação seja efetivada.

Mesmo que você não tenha dívida, poderá obter descontos por meio do app. Estudantes que não estão inadimplentes e queiram quitar o total do financiamento também serão beneficiados.

Para quem não tem parcelas em atraso o desconto será de 12% no pagamento à vista, válido se o estudante quiser pagar todo o saldo que ainda tem no financiamento.

Outras funções do aplicativo FIES

Além da renegociação, o aplicativo FIES Caixa aceita outras funções, como:

  • Na opção "Meu FIES" o usuário pode visualizar um resumo dos dados do contrato;
  • Na opção "Boleto" o estudante visualiza e gera os boletos das parcelas em aberto;
  • Na opção "Perfil", o cliente acessa seus dados cadastrados no FIES.

Segundo a Caixa, quem está com parcelas atrasadas entre 90 e 360 dias terá desconto de 100% nos juros e multa e ainda de 12% no valor principal da dívida, para pagamento à vista, ou poderá reparcelar em até 150 vezes, com valor mínimo de R$ 200, e ter desconto de 100% nos juros e multa.

Para quem tem parcelas em atraso há mais de 360 dias haverá:

  • desconto de 99% para estudantes que estão no CadÚnico ou que receberam o Auxílio Emergencial em 2021, e que tenham a última parcela vencida há mais de cinco anos;
  • 92% de desconto para estudantes que estão no CadÚnico ou que receberam o Auxílio Emergencial em 2021;
  • 77% de desconto para os demais estudantes com parcelas em atraso há mais de 360 dias.

Os descontos valem para o pagamento à vista ou parcelado em 15 vezes, com valor mínimo da parcela de R$ 200.

Veja a apresentação realizada pela Caixa que define as novas formas de pagamento e os descontos para cada grupo.