Trabalhadores residentes de 18 municípios entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem realizar o saque-calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A liberação dos valores acontece devido aos desastres naturais provocados por chuvas fortes e podem ser requisitados à Caixa Econômica Federal pela internet.
É possível que o trabalhador retire até R$ 6,2 mil do FGTS e a solicitação pode ser feita pelo aplicativo FGTS, desde que o cidadão não tenha sacado valores pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Quais documentos necessários para o saque-calamidade?
Para solicitar o saque-calamidade do FGTS é preciso enviar alguns documentos pelo próprio aplicativo, como foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador até 120 dias antes do desastre. Se o comprovante de residência estiver em nome do cônjuge, é preciso enviar a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
A modalidade fica disponível para o trabalhador que tenha saldo positivo nas contas do FGTS e tenha necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de:
- enchentes;
- inundações;
- alagamentos;
- vendavais;
- tornados;
- deslizamentos, entre outros incidentes que afetem a área de residência.
Cidades que podem efetuar o saque-calamidade do FGTS
O benefício foi liberado para mais duas cidades na última semana, sendo elas Poço Fundo-MG e São Pedro de Alcântara-SC. Veja abaixo a relação de todas as cidades que podem solicitar o saque-calamidade do FGTS, com suas respectivas datas limites:
- Paraúna (GO): até 14/03
- Muriaé (MG): até 08/02
- Poço Fundo (MG): até 26/02
- Ivaiporã (PR): até 14/02
- Verê (PR): até 25/01
- Gravataí (RS): até 23/01
- Águas Mornas (SC): até 14/03
- Anitápolis (SC): até 09/03
- Armazém (SC): até 14/03
- Canelinha (SC): até 14/03
- Florianópolis (SC): até 15/03
- Palhoça (SC): até 05/03
- Rancho Queimado (SC): até 15/03
- Santo Amaro da Imperatriz (SC): até 07/03
- São João Batista (SC): até 07/03
- São Martiho (SC): até 19/03
- Tijucas (SC): até 05/03
- São Pedro de Alcântara (SC): até 15/03
Como solicitar o saque-calamidade do FGTS?
O pedido do saque-calamidade pode ser feito pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Veja o passo a passo para solicitar o saque pelo aplicativo:
- acesse o app FGTS e clique na opção "Meus Saques";
- clique na opção "Outras Situações de Saques";
- selecione o motivo do Saque "Calamidade Pública";
- selecione o município em que reside e após em "Continuar";
- escolha qual a opção correta que deseja receber seu FGTS, podendo optar por qualquer instituição que tenha conta em seu nome ou sacar presencialmente;
- faça upload dos documentos requeridos;
- após a conferência dos documentos anexados, confirme;
- A Caixa irá analisar a solicitação e, tudo estando correto, o valor será creditado na conta indicada.
O requerimento também poderá ser feito presencialmente em uma das agências da Caixa. Se necessário, a quantia também pode ser creditada em uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou por uma conta de outra instituição financeira, sem nenhum custo.
Quais estados podem solicitar o saque-calamidade do FGTS?
Trabalhadores residentes de 18 municípios entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem realizar o saque-calamidade do FGTS.
Quais os motivos para solicitar o saque-calamidade do FGTS?
A liberação dos valores acontece devido aos desastres naturais provocados por chuvas fortes e podem ser requisitados à Caixa Econômica Federal pela internet.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.