No dia 1º de agosto, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia o novo ciclo de pagamentos aos seus beneficiários referentes a folha do mês. No total, são mais de 39 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de benefício da Previdência Social, mas apenas 12 milhões recebem mais do que o mínimo.

A divisão das datas de pagamento de cada mês é feita de acordo com o dígito final do cartão do benefício e também sobre o valor no qual o beneficiário tem direito. Os 26 milhões que recebem até um salário-mínimo começaram a receber na semana passada, dia 25.

Já os 12,8 milhões que recebem um valor superior ao salário mínimo até o teto de R$ 7.786,00 terão o dinheiro depositado de 1º a 7 de agosto.

Calendário de Pagamentos do INSS em 2024

Veja abaixo o calendário de pagamentos do INSS para quem recebe acima do piso nacional:

Data de Pagamento
1 e 6 01/08
2 e 7 02/08
3 e 8 05/08
4 e 9 06/08
5 e 0 07/08

Consulta do INSS

Para saber sobre valores, extratos e calendário de pagamento, é possível conferir pelo passo a passo a seguir:

  1. Faça login no aplicativo ou site do "Meu INSS".
  2. Clique no serviço de "Extrato de pagamento" para ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Para os segurados que não têm acesso à internet, é possível ligar para a Central 135. Durante a chamada, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para garantir a segurança e evitar fraudes.

Governo fará Pente-Fino no BPC

Na última sexta-feira, 26 de julho, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União a Portaria Interministerial MDS/MPS Nº 27, que estabelece novas diretrizes para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A nova normativa introduz um processo de revisão nos cadastros dos beneficiários do BPC em todo o país.

Com a nova regra, será realizado um pente-fino para assegurar que todos os beneficiários estejam devidamente inscritos e atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) e no INSS. Os beneficiários que não atenderem a essas exigências terão prazos específicos para regularizar sua situação:

  • 45 dias para atualizar seus dados se residirem em cidades com até 50 mil habitantes.
  • 90 dias para os que moram em cidades maiores.

O INSS será responsável por notificar os beneficiários que precisam atualizar seus dados. Se a atualização não for feita no prazo de 30 dias após o recebimento da notificação, os cartões do BPC serão bloqueados.