Neste mês de janeiro, o calendário de pagamentos do Bolsa Família está ocorrendo de forma antecipada. É dito isso, pois os pagamentos iniciaram no dia 13 de fevereiro, e seguem até o próximo dia 28.

A antecipação do calendário de pagamento do Bolsa Família foi recebido de forma positiva pelas famílias, que vão poder usar os valores antes do tradicional. Essa antecipação se deu, por conta do feriado de Carnaval, que também mudou os horários de saque do benefício.

Mesmo que o Carnaval seja um ponto facultativo ao invés de um feriado nacional, é normal que ocorra uma diminuição dos horários de atendimento por parte das agências. Abaixo, confira os detalhes.

Carnaval interfere no calendário do Bolsa Família

Ao todo, o evento deve ser composto por 5 dias de festividade, entre sexta e terça-feira. Sendo assim, nesta segunda e terça-feira, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), suspendeu os atendimentos presenciais nos bancos.

O dia do Carnaval é nesta terça-feira (21), entretanto, hoje (20), acompanha o fechamento. Nestes dois dias, não é possível fazer o saque presencial do Bolsa Família. Enquanto isso, nos outros dias, o recebimento acontece dentro do horário tradicional: geralmente entre às 10h e 15h - conforme o horário de Brasília.

Sendo assim, nestes dias de folia, a recomendação do governo para movimentar o Bolsa Família, é fazer pelos canais digitais. Ou seja, é possível mexer no dinheiro via:

  • Aplicativo Caixa Tem;
  • Caixas eletrônicos;
  • Cartão do benefício.

Como fazer o saque do Bolsa Família em fevereiro?

Abaixo, confira de que forma é possível fazer o saque do benefício neste mês:

1. Guichê de atendimento

Em geral, o saque do Bolsa Família no guichê de atendimento da Caixa é uma opção válida para quem não tem cartão do programa. Nessa situação, é necessário ir até à agência com o documento de identidade oficial com foto, das 10h às 15h, exceto no feriadão de carnaval. No banco, o cidadão vai receber instruções de como fazer o saque.

2. Caixa eletrônico

Quem desejar ter o dinheiro em mãos, pode ir sacar o benefício no Caixa eletrônico. Para isso, é preciso ter o cartão em mãos, seja do Auxílio Brasil, ou do antigo Bolsa família. Vale citar aqui, que essa opção de saque é permitida inclusive no feriadão de Carnaval.

  1. Na agência da Caixa, insira o cartão no caixa eletrônico;
  2. Assim que o sistema permitir, digite a senha e o valor que você quer sacar;
  3. Em seguida, confira e confirme o saque;
  4. Por fim, finalize a operação e retire o cartão.

3. Sem cartão

Se você não tem o cartão do benefício, você também tem outra opção de saque: via caixa eletrônico, via atendente da casa lotérica, ou correspondente Caixa Aqui. Para isso, é necessário seguir estas etapas:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem (Android | iOS);
  2. Em seguida, realize o login com seu CPF e senha dos serviços Caixa;
  3. Logo após, toque em Saque e digite o valor a ser resgatado;
  4. Depois, selecione o menu Gerar código de saque. Ele tem validade de 1 hora. Se você não fizer o saque do dinheiro nesse prazo, deverá gerar outra numeração;
  5. No terminal de autoatendimento, toque no botão Entrar;
  6. Em seguida, clique no menu Saque Auxílio Brasil;
  7. Depois, coloque o número do CPF e clique em Confirmar;
  8. Feito isso, digite o código autorizador de saque no caixa eletrônico ou apresente ao atendente da lotérica ou correspondente Caixa Aqui;
  9. Por fim, digite o valor do saque do Auxílio Brasil e finalize a operação.

4. Caixa Tem

Por fim, outra forma de acessar o dinheiro do Bolsa Família, é via aplicativo Caixa Tem. A conta poupança digital do Caixa Tem oferta vários serviços e ferramentas gratuitas aos clientes. O limite de valor das transações é de R$ 1.200 por dia. Já no período mensal, o cliente pode movimentar R$ 5 mil.