A Carteira de Identidade Nacional (CIN), por lei, passará a ser obrigatória a partir de 2032, contudo, o Estado de São Paulo já começou a substituição do RG pelo novo documento. Durante toda a transição a nova carteira será fornecida pelos estados como uma opção para atualizar os documentos. Neste artigo, você vai poder conferir tudo que precisa saber para fazer o novo documento.

A grande diferença entre o atual RG e a nova Carteira de Identidade Nacional, é que o número de identificação será unificado. Em vez de utilizar o conhecido número do RG, o novo documento utiliza o CPF exclusivamente. Desta forma, a nova CIN será mais segura. Numero do Sus, tipo sanguíneo e registros profissionais também poderão ser adicionados.

Reprodução: GOV
Reprodução: GOV

É possível fazer a Carteira de Identidade Nacional pela Internet?

Sim, é possível fazer a nova Carteira de Identidade Nacional de forma online, inclusive, é a principal forma para solicitar a emissão. A seguir, você confere o passo a passo para fazer a solicitação do novo documento em São Paulo:

Para emitir a CIN, siga os seguintes passos:

  • Visite o site do Poupatempo e selecione a opção "Obter Carteira de Identidade Nacional".
  • Clique em "Iniciar" e faça login no sistema Gov.br.
  • Complete todos os campos com as informações requisitadas.

Quanto custa a emissão da Carteira de Identidade Nacional?

A emissão da primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional pode ser feita de forma totalmente gratuita e valerá para todo o país. Além disso, a primeira renovação do documento também não terá nenhuma taxa. Lembrando que, o antigo RG segue com o mesmo sistema para a emissão da segunda via, com a taxa de R$ 53,04.

A criação da CIN chegou para unificar os documentos de identificação e facilitar a vida de todos os brasileiros. Desta forma, o CPF se torna o número principal de identificação. Além disso, será permitido adicionar outras informações inéditas, como por exemplo, o tipo sanguíneo para casos de emergência.