Com a liberação da 2ª fase do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC), muitos brasileiros correram para saber se tinham dinheiro esquecido a receber. Ao todo, mais de R$ 6 bilhões devem ser devolvidos, a mais de 40 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

Para acessar o valor, é necessário ter uma conta GOV.BR. A mesma permite o acesso a vários serviços do governo, e é necessário ter nível prata ou ouro. Caso contrário, você não poderá acessar o valor disponível.

Mas afinal, o que é uma conta GOV.BR? Como ter um nível prata ou ouro? E se eu esquecer a minha senha, como recuperar? Abaixo, confira todos os detalhes de como ajustar a sua conta, e conseguir resgatar o dinheiro esquecido.

O que é uma conta GOV.BR?

Uma conta gov.br é uma conta digital unificada criada pelo governo federal brasileiro para permitir que os cidadãos acessem serviços públicos online. Trata-se de uma plataforma que permite a identificação única do usuário, garantindo segurança e privacidade nos serviços prestados.

Através da conta gov.br, é possível acessar diversos serviços públicos, como emissão de documentos, consulta de informações, acompanhamento de processos e solicitação de benefícios sociais.

Para criar uma conta gov.br, o usuário deve fornecer informações pessoais, como nome, CPF e data de nascimento, além de criar uma senha de acesso. Todo o processo é gratuito e pode ser feito online, no portal gov.br.

Como criar uma conta gov.br?

Para criar uma conta gov.br, existem quatro maneiras diferentes de se fazer o registro:

  • Através do aplicativo gov.br, onde o usuário deve selecionar a opção "Entrar com gov.br";
  • Por meio dos bancos credenciados, onde o usuário deve preencher o conteúdo da opção escolhida (e-mail ou SMS);
  • Por meio do internet banking dos bancos associados;
  • Através do site oficial do gov.br, onde o usuário deve acessar a página de criação de conta e inserir o seu CPF, seguido dos demais dados solicitados.

Após a criação da conta, o usuário pode acessar diversos serviços públicos online, como emissão de documentos, consulta de informações, acompanhamento de processos e solicitação de benefícios sociais.

Por fim, é importante lembrar que cada método tem um processo específico a ser seguido, mas todos os métodos são gratuitos.

Como ter uma conta GOV.BR nível prata ou ouro?

Para ter uma conta gov.br nível prata ou ouro, é necessário aumentar o nível de segurança da conta. Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo do nível atual da conta.

Lembrando que cada nível de segurança oferece diferentes recursos e acesso a serviços públicos mais avançados na plataforma.

  • Para aumentar o nível de bronze para prata, o usuário pode utilizar métodos de validação de dados online com a Receita Federal. Ou ainda, a validação presencial em postos de atendimento ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
  • Para aumentar o nível de prata para ouro, existem métodos mais rigorosos de validação, como a validação biométrica facial em um posto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou ainda, através de um certificado digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Como recuperar a senha da conta GOV.BR?

Existem quatro opções para recuperar a senha da conta Gov.br:

  • A primeira opção é através do reconhecimento facial, onde o usuário deve gerar um código QR através do aplicativo Gov.br, digitalizar o código com o aplicativo, completar o reconhecimento facial e inserir uma nova senha no computador.
Recuperação da senha, vinha QR Code.
Recuperação da senha, vinha QR Code.
  • A segunda opção é selecionar um banco credenciado ou via Internet Banking. Nesta opção, você pode criar uma nova senha através do site do banco e confirmar a recuperação. Essa opção é bastante segura, e depois de confirmar a recuperação, você pode adicionar a senha que desejar.
Como recuperar conta GOV.BR com o seu banco.
Como recuperar conta GOV.BR com o seu banco.
  • A terceira opção é uma recuperação de senha via e-mail. Caso você tenha um e-mail cadastrado na sua conta, é necessário escolher essa opção, informar o código que recebeu no e-mail, e cadastrar uma nova senha.
  • A quarta e última opção, envolve recuperar a conta através de um código enviado por mensagem de texto. Neste caso, você vai ter que informar o código recebido via msg, e cadastrar uma nova senha.

Caso nenhuma dessas opções funcione, o usuário pode entrar em contato com o suporte ao cliente para obter ajuda. Para acessar a ajuda, clique neste link: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/