O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma espécie de fundo de reserva para os trabalhadores de carteira assinada. Todo mês um valor é descontado do salário e depositado no FGTS pelo empregador, conforme prevê a lei. Desta forma, muitos trabalhadores querem saber como verificar se esse dinheiro está sendo depositado corretamente. Neste artigo, você confere como verificar se o FGTS está sendo depositado corretamente pelo seu patrão.

Como verificar se o FGTS está sendo depositado

A Caixa Econômica Federal revelou que existem diversos meios para verificar o extrato e saldo do FGTS.

Serviço de SMS

A maneira mais prática para isso é através do serviço de mensagens de texto, que pode ser ativado através do site da Caixa. Desta forma, o trabalhador receberá notificações no celular sobre os depósitos feitos pelo empregador.

Via Correios

Outra forma para conferir o extrato do FGTS, é recebendo diretamente em casa através dos Correios. A cada dois meses a Caixa Econômica Federal envia um documento informando o saldo do FGTS e o extrato completo, bem como todas as movimentações realizadas.

Aplicativo do FGTS ou da Caixa

Outra forma de consultar o saldo e extrato do FGTS é através dos aplicativos do FGTS e da Caixa. Basta baixá-los em seu celular e fazer o login.

Não estou recebendo o FGTS corretamente, o que fazer?

Caso o trabalhador perceba que o depósito do FGTS não está sendo feito de maneira correta, é preciso entrar em contato com o Ministério do Trabalho e da Previdência. Além disso, caso necessite, procurar a Delegacia Regional do Trabalho para registrar uma reclamação pode ser fundamental para garantir que os depósitos do FGTS sejam feitos de maneira correta, pois, é um direito do trabalhador.

Qual a importância do FGTS para o trabalhador?

O FGTS é considerado extremamente importante e ele pode oferecer muitos benefícios ao trabalhador CLT. Por exemplo, em caso de demissão sem justa causa, é possível sacar o dinheiro, que fica retido no fundo. Segue abaixo outras situações em que o trabalhador pode fazer o saque do FGTS:

  • Demissão sem justa causa
  • Compra da casa própria
  • Aposentadoria
  • Situação de calamidade pública
  • Por motivo de doença grave