O Brasil está prestes a vivenciar uma iniciativa inédita no cenário dos concursos públicos: o Concurso Nacional Unificado, que promete abrir as portas para novas oportunidades em várias áreas do serviço público. A proposta é unir esforços entre diferentes esferas governamentais, proporcionando uma seleção conjunta para diversos cargos e áreas de atuação.

Com cerca de 8 mil vagas anunciadas, este concurso vem se destacando como um marco importante para aqueles que almejam ingressar em carreiras governamentais. As oportunidades abrangem uma ampla gama de campos, desde a saúde até a educação, passando pela segurança, tecnologia, administração, entre outros.

A Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, divulgou na última quarta-feira, dia 30 de agosto, uma live que deve ocorrer no dia 1º de setembro, onde abordará detalhes e perspectivas do aguardado Concurso Nacional Unificado. O evento online será uma oportunidade única para os interessados e candidatos tirarem dúvidas sobre os detalhes do certame.

Como acompanhar a live?

A live inicia às 14h do dia 1° de setembro e poderá ser acompanhada através do canal do Ministério da Gestão e da Inovação. Maiores detalhes podem ser conferidos através das redes sociais oficiais da Ministra Esther Dweck e no site do Governo Federal, onde são fornecidos detalhes sobre o horário e a plataforma de transmissão.

Além de ser uma oportunidade para esclarecer dúvidas e oferecer informações valiosas aos candidatos, a live será a chance de compartilhar a visão do governo sobre a importância desse concurso unificado e como ele se alinha com os objetivos futuros dos serviços públicos em todo o país.

A moderação do evento será realizada pelo servidor da Secretaria-Executiva do MGI, Luiz Coimbra. Participaram da live também:

  • Secretário de Gestão de Pessoas do MGI - José Celso Cardoso;
  • Diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI, Maria Aparecida Chagas Pereira.

Acompanhe aqui a live ao vivo:

Vídeo incorporado do YouTube

Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado foi proposto no dia 25 de agosto, durante uma reunião com os órgãos de governo autorizados a realizar concursos públicos. A fala foi realizada pelo secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr.

A proposta inicial é preencher cerca de 7.826 vagas do serviço público federal ainda neste ano. Conforme anunciado na reunião, as vagas seriam distribuídas da seguinte maneira:

Áreas de atuação governamental Vagas autorizadas
Administração e Finanças Públicas 580
Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação 1.015
Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário 1.040
Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação 1.194
Políticas Sociais, Justiça e Saúde 1.470
Trabalho e Previdência 940
Dados, Tecnologia e Informação Pública 895
Nível Intermediário 692
TOTAL 7.826

Apesar da projeção, a adesão dos ministérios ao concurso unificado é voluntária e deve ocorrer até o dia 29 de setembro, prazo estipulado para a manifestação de interesse no certame.

As provas serão realizadas em todo o país, em cerca de 180 cidades, distribuídas da seguinte maneira:

  • Norte: 39 cidades;
  • Nordeste: 50 cidades;
  • Centro-oeste: 18 cidades;
  • Sudeste: 49 cidades;
  • Sul: 23 cidades.

Conforme o cronograma divulgado no dia 28 de agosto, a prova está prevista para ocorrer no dia 25 de fevereiro de 2024 e será realizada em dois momentos:

  • 1º) Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; e
  • 2º) Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Veja o cronograma divulgado no dia 28 de agosto:

  • Prazo de adesão dos órgãos: Até 29 de setembro de 2023;
  • Edital será publicado até: 20 de dezembro de 2023;
  • Realização da prova: 25 de fevereiro de 2024;
  • Resultados preliminares: Até o final de abril de 2024;
  • Cursos de formação: Entre junho e julho de 2024.