Todos os trabalhadores que precisam se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente precisam passar pela perícia médica do INSS. O procedimento é realizado sempre que o cidadão solicita ou prorroga o recebimento do auxílio-doença (incapacidade temporária), auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, entre outros benefícios do INSS.

Além da perícia presencial, o governo federal liberou no ano passado a possibilidade de pedir o auxílio-doença sem ter que passar pela consulta com um perito do INSS, ou seja, a solicitação poderia ser feita inteiramente de forma online, pelo app ou site Meu INSS.

O pedido ficou disponível tanto para quem ia solicitar o benefício por incapacidade quanto para os beneficiários que já tinham perícia agendada, apenas nas localidades em que o tempo entre agendamento e a perícia médica seja maior que 30 dias.

Consultar resultado da perícia INSS pelo CPF

Existem duas formas de consultar o resultado da perícia médica sem sair de casa: por telefone ou pelo app do Meu INSS.

Ligando para a Central 135 o cidadão pode descobrir o resultado da perícia informando CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento. O Instituto anunciou a gratuidade do atendimento às ligações realizadas por telefone fixo e celular.

Outra forma de verificar o resultado é acesando o portal e aplicativo Meu INSS, desenvolvido pela Dataprev. A ferramenta traz diversos serviços relacionados à Previdência Social, como consulta ao tempo de contribuição ao INSS, possibilidade de agendar ou remarcar perícias, entre outros. Para ter acesso a todos os serviços o cidadão deverá entrar com o seu login único Gov.BR.

Após isso, basta procurar o serviço "Resultado de Benefício por Incapacidade" onde será exibido o resultado da sua perícia após às 21h do dia em que foi realizada.

Fui convocado para revisão do INSS, o que fazer?

O cidadão que for convocado para uma revisão de benefício do INSS deve agendar uma perícia médica pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. O procedimento é voltado aos beneficiários que estão há mais de seis meses sem passar por perícia médica e sem data definida pra cessação do benefício.

Na perícia de revisão o segurado deverá apresentar documento oficial de identificação com foto e documentos médicos atualizados, como exames, laudos e prescrições médicas, que demonstrem a permanência da incapacidade para o trabalho. Após as 21 horas do dia da perícia o resultado ficará disponível no app Meu INSS e na Central 135.

Como agendar perícia no Meu INSS

As agências do INSS estão atendendo em horário reduzido e mediante agendamento. Isto quer dizer que para ser atendido presencialmente, o cidadão deve entrar no aplicativo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou ligar para o número 135 e marcar um horário para comparecer a agência.

O agendamento pode ser realizado pelo segurado por meio de três canais: site ‘Meu INSS’; aplicativo de celular ‘Meu INSS’ e pela Central telefônica 135. Confira como agendar uma perícia pela internet:

  • Acesse o aplicativo ou site do ‘Meu INSS’
  • Efetue o login na plataforma
  • Clique em ‘Agendar Perícia’
  • Selecione uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; 'Remarcar perícia' (reagendamento); ou 'Perícia Presencial por Indicação Médica';
  • Siga os próximos passos e finalize o agendamento.

O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’.