Após a reformulação do Bolsa Família em 2023, o programa passou por algumas mudanças e novas regras foram criadas para tornar mais justo o pagamento do benefício, como os procedimentos de averiguação, a Regra de Proteção e o valor calculado por número de integrantes na família.
Porém, algumas novidades podem passar despercebidas pelos milhões de beneficiários, como a exigência de CPF em situação regular para receber o Bolsa Família. A informação saiu na Portaria nº 897, publicada em julho deste ano no Diário Oficial.
De acordo com o texto, caso um dos integrantes estiver com o CPF em situação irregular a família será impedida de entrar no programa, e, caso já faça parte, poderá ter o pagamento bloqueado temporariamente até que a pendência seja regularizada.
Caso não seja identificada a regularização do CPF, a família corre o risco de ter o Bolsa Família cancelado.
Bolsa Família bloqueado por CPF irregular
Conforme a portaria, a aplicação da exigência de CPF em situação regular é imediata para os novos beneficiários, ou seja, as pessoas que estão na fila de espera pelo benefício.
Assim, a partir de agosto/2023 as famílias que estiverem com a situação "CPF irregular na base da Receita Federal" não poderão ingressar no Bolsa Família.
Para quem já faz parte do programa, a exigência começará a valer somente a partir de janeiro de 2024.
Bloqueio do Bolsa Família - o texto da portaria define que o bloqueio por CPF irregular impedirá a retirada das parcelas disponíveis ainda não sacadas pela família, bem como o saque das parcelas geradas nos meses seguintes até o desbloqueio.
O cancelamento automático de benefícios em razão de CPF em situação irregular ou do falecimento de pessoa da família poderá ocorrer depois de transcorridos 6 meses do bloqueio pelo mesmo motivo.
Consulta do CPF na Receita Federal
Existe uma forma rápida de saber como está a situação do seu CPF e dos integrantes da sua família: fazendo a consulta pelo site da Receita Federal. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp e preencher o número do CPF e data de nascimento.
Como consultar a situação do CPF na Receita Federal
Tempo necessário: 2 minutos
Seguindo o passo a passo abaixo você confere como fazer a consulta do seu CPF no aplicativo da Receita Federal e descobrir a situação do seu documento.
Instale no seu celular o aplicativo da Receita Federal (baixe para Android e iOS). Na tela inicial, clique na opção Consulta CPF.
Para fazer a consulta você vai precisar informar o número do CPF e a data de nascimento. Depois, clique em Consultar.
Na próxima tela, o app vai informar a situação cadastral do seu CPF.
Outra opção de consulta é fazendo o login no aplicativo com a conta Gov.BR. Basta informar CPF e senha e você terá acessos a diversos serviços como consulta ao IRPF, restituição do Imposto de Renda e também poderá emitir o comprovante de inscrição do CPF.
Após a pesquisa, o sistema irá informar a situação cadastral do seu CPF. Se o resultado da pesquisa for REGULAR significa que o cidadão não possui nenhuma pendência a ser resolvida. Existem outros 4 tipos de situações que podem ocorrer com o documento, são elas:
- CPF pendente de regularização: significa que o cidadão não entregou alguma Declaração do Imposto de Renda;
- CPF Suspenso: significa que o seu CPF está com informações incorretas ou incompletas;
- CPF com titular falecido: significa que foi informada data de falecimento no CPF;
- CPF cancelado: o documento só é cancelado em casos de duplicidade ou por decisão de um processo.
Para resolver o problema do CPF pendente de regularização o cidadão deve acessar o portal e-CAC para descobrir qual declaração do imposto de renda deve ser entregue. O acesso ao portal é pelo login único do governo federal - o Gov.br.
Depois de verificar o documento faltante, basta enviar a declaração pelo portal e-CAC ou então pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. O CPF será regularizado assim que a declaração for processada pelo governo federal.
CPF está suspenso? Veja como regularizar
Se ao fazer a consulta o seu CPF estiver em situação SUSPENSA o procedimento é diretamente no site da Receita Federal. Basta entrar no site https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/regularizar/Default.asp e informar os dados corretos.
Caso o sistema gera um protocolo o cidadão terá que apresentar os documentos na Receita Federal. O envio de documentos à Receita Federal pode ser de forma presencial ou então por e-mail.
Após a atualização dos dados do CPF, o cidadão terá que enviar os seguintes documentos:
Para maiores de 16 anos
- documento de identificação do contribuinte, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade). Você pode tirar uma foto do documento e anexar ao email;
- número de inscrição do seu CPF;
- para brasileiros com idade dos 18 aos 69 anos: título de eleitor, protocolo de inscrição ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral.
Menores de 16 anos, tutelado, curatelado ou outra pessoa sujeita à guarda judicial
- documento de identificação do menor, tutelado, curatelado ou de outra pessoa física sujeita à guarda judicial, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade, certidão de nascimento);
- documento de identificação de um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda em virtude de decisão judicial;
- documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, de incapaz ou interdito número de inscrição no CPF.
Pedido de regularização feito por procurador
- documentos de identificação da pessoa, conforme itens acima, conforme o caso;
- documento de identificação do procurador;
- documento do procurador que comprove sua inscrição no CPF;
- instrumento público de procuração, ou instrumento particular com firma reconhecida - o instrumento público de procuração lavrado no exterior ou o instrumento particular com firma reconhecida no exterior devem ter sua validade reconhecida por repartição consular brasileira.
Nos atendimentos por e-mail será exigido também uma fotografia de rosto (selfie) do interessado ou responsável, segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde deverá aparecer a fotografia e o número do documento legível.
Quando o problema é no CPF identificado indevidamente na situação titular falecido é necessário agendar um atendimento presencial na Receita Federal e levar seus documentos de identificação. O mesmo procedimento presencial deve ser feito nos casos em que o CPF estiver cancelado.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.