O Governo Federal anunciou uma mudança que vai beneficiar milhões de brasileiros. Agora, quem tem apenas o perfil bronze no cadastro do Gov.br terá também a oportunidade de parcelar suas dívidas via Desenrola Brasil. Ou seja, qualquer pessoa com uma conta Gov poderá acessar agora a renegociação.

A medida do governo Federal quer facilitar o acesso a mais pessoas. O prazo para renegociar via Desenrola Brasil foi prorrogado até 31 de março. As renegociações com descontos de até 90% e condições especiais de parcelamento (sem entrada e com prazo de até 60 meses para pagar) podem ser feitas na plataforma Gov.Br.

Até então, apenas os usuários com perfil prata ou ouro (nível de certificação mais alto) podiam parcelar suas dívidas. Porém, com a publicação de uma portaria do Ministério da Fazenda, a nova regra entrou em vigor a partir de segunda-feira (29).

Desenrola Brasil segue aberto até 31 março e agora inclui contas nível Bronze
Desenrola Brasil segue aberto até 31 março e agora inclui contas nível Bronze

Ainda, a plataforma do Desenrola poderá ser acessada por meio de outros sites e aplicativos com os quais o público já está familiarizado, como plataformas de renegociação e bancos. Ao entrar nesses canais parceiros, o usuário já logado será redirecionado para a plataforma do Desenrola, onde poderá visualizar suas dívidas e efetuar os pagamentos com descontos.

Essa integração entre a plataforma e os parceiros permitirá o acesso a mais pessoas que ainda não conseguiram acessar o sistema até agora.

Perfil bronze vai beneficiar Faixa 1

A faixa 1 do Desenrola, que engloba negociações realizadas diretamente no site do programa para pessoas com renda de até 2 salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, pode ser acessada agora por mais pessoas e segue aberta - até 31/03.

As dívidas que podem ser renegociadas nessa faixa são aquelas que foram negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, e cujo valor não ultrapasse R$ 20 mil cada.

Até o momento, mais de 11,5 milhões de brasileiros já foram beneficiados pelo Programa Desenrola, totalizando mais de R$ 34 bilhões em dívidas renegociadas.

Os descontos médios oferecidos são de 83%, podendo chegar a 96% em alguns casos. Essas condições estarão disponíveis até o término do programa, previsto para o dia 31 de março.

Portaria altera negociação

A portaria divulgada nesta segunda-feira de 29 de janeiro fixa ainda que, em caso de inadimplência das operações renegociadas pelo Desenrola Brasil - Faixa 1, após serem honradas pelo Fundo de Garantia de Operações - FGO, os bancos poderão deverão adotar estratégia de renegociação semelhante à usualmente utilizada, ou seja, a pessoa que renegociar e depois não honrar o compromisso, terá seu nome novamente negativado e será cobrada pelo banco/instituição da mesma forma que antes à aceitação ao Desenrola.