Ficar com as contas em dia não está sendo uma tarefa simples para milhares de brasileiros. É dito isso, pois atualmente existem 70 milhões de brasileiros inadimplentes. De olho nisso, o governo do presidente Lula está desenvolvimento um projeto que promete ajudar os inadimplentes: estamos falando do Desenrola Brasil.

O programa, que foi uma promessa de campanha do presidente Lula, tem como foco ajudar as famílias a renegociarem as dívidas. Por isso, desde janeiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está em contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), para fazer o levantamento de valores e começar o programa.

A partir disso, será que o programa Desenrola Brasil já tem data para começar? Quando os brasileiros poderão renegociar suas dívidas? Veja abaixo.

O que é o Desenrola Brasil?

O programa Desenrola Brasil é um programa de renegociação de dívidas, que foi criado pelo Governo. O objetivo é um só: reduzir o número de famílias endividadas no Brasil.

A partir disso, a estimativa é que quase 40 milhões de brasileiros devem quitar o que devem, e assim, possam ter acesso a crédito novamente. Além de pessoas físicas, as pequenas empresas também podem se beneficiar com o programa.

Como vai funcionar o programa?

De acordo com o que o ministro Haddad já divulgou, o objetivo é estimular a quitação de dívidas bancárias e não bancárias com descontos. Devem poder participar do programa, os brasileiros com renda de até 2 salários mínimos. E cada consumidor vai ter um limite de dívidas a serem negociadas pelo programa.

Além disso, o governo vai poder disponibilizar recursos públicos, que servirão como garantia das dívidas. Por outro lado, para que a instituição credora participe, ela precisa baixar o valor da dívida.

Sendo assim, os bancos precisam ofertar valores com taxas de juros mais baixas nas negociações. Como contrapartida, eles terão a garantia de que o governo vai cobrir o prejuízo caso a pessoa não faça o pagamento.

As dívidas poderão ser renegociadas por meio de um site, onde o devedor consultará a sua dívida, e demonstrará o seu interessa de negociação. A partir disso, as empresas receberão a notificação, e apresentarão as propostas com descontos. Quem der mais desconto, vai ter preferência na fila de pagamento.

Quando o programa vai iniciar?

Inicialmente, o programa deveria ser lançado até o final de fevereiro de 2023, assim que as negociações com os bancos fossem concluídas. Entretanto, isso não aconteceu.

Desde então, o governo não deu mais detalhes de quando será o lançamento oficial do programa Desenrola Brasil. Sendo assim, resta aguardar o pronunciamento oficial de quando os brasileiros poderão renegociar as suas dívidas com bancos e instituições financeiras, com bons descontos.