O programa Desenrola Brasil, anunciado amplamente pelo governo para renegociação de dívidas, já tem sido alvo de golpistas. Fraudes disseminadas através do WhatsApp e das redes sociais já começam a aparecer no mundo digital.

Ao pesquisar o termo "desenrola" na biblioteca de anúncios do Facebook, é possível encontrar centenas de links patrocinados, muitos dos quais redirecionam para sites fraudulentos.

Um desses sites simula um chatbot de autoatendimento que faz perguntas e oferece respostas enganosas sobre o programa de renegociação de dívidas, como promessas de descontos de 99%. Outro link vende um material chamado "Guia do nome limpo" por R$ 27, permitindo o pagamento via Pix ou cartão de crédito. Cuidado!

É importante destacar que, como esses posts são patrocinados, a empresa Meta, responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, recebe pagamento para aumentar e alavancar sua visibilidade. No entanto, a empresa afirma não permitir atividades fraudulentas e se compromete a combater práticas que violem seus padrões de comunidade e publicidade. A Meta pede que usuários reportem estes links e golpes diretamente nas suas plataformas.

Golpe do Desenrola pelo WhatsApp

É importante ressaltar que circula pelo WhatsApp um link específico que direciona as pessoas a um site falso, alegando ser da Serasa. No entanto, os bancos participantes do programa Desenrola possuem canais oficiais para que correntistas interessados em quitar suas dívidas adquiridas entre 2019 e 2022 possam realizar o processo de renegociação.

É responsabilidade do devedor procurar diretamente essas instituições financeiras para negociar, e não o contrário. Portanto, qualquer link que não provenha da instituição financeira é suspeito de ser golpe.

A Serasa, por sua vez, afirma realizar a renegociação de dívidas apenas por meio de canais oficiais da empresa, como o site Serasa Limpa Nome, o pelo aplicativo oficial Serasa (disponível para smartphones Android e iOS), e o número de WhatsApp (11) 99575-2096. É importante que os usuários utilizem somente esses canais confiáveis para buscar informações e negociar suas dívidas.

Golpe do Desenrola pelas redes sociais

Golpistas frequentemente se passam por representantes de empresas de renegociação de dívidas nas redes sociais, oferecendo propostas irrealistas e incompatíveis com as práticas do mercado, de acordo com Franciele Tiburcio, coordenadora de soluções da Serasa.

Esses golpistas fazem promessas falsas, alegando que podem remover a negativação instantaneamente e aumentar a pontuação de crédito em apenas 24 horas, o que é impossível de ser concretizado.

Há até vídeos falsos circulando, afirmando que as dívidas serão perdoadas com descontos de 99%. No entanto, os descontos oferecidos por instituições financeiras como Caixa e banco Inter têm um limite máximo de 90%, e apenas para determinadas condições. O valor final da negociação é estabelecido em acordo com o banco.

O objetivo dos criminosos é direcionar as pessoas endividadas para links falsos. Nesses sites, há uma falsificação da plataforma da Serasa, apresentando-se como uma suposta edição especial do programa Desenrola Brasil. No entanto, a Serasa esclarece que não é responsável por esse endereço.

Um relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky indica que o Brasil é líder global em fraudes originadas por links falsos. Essa prática, conhecida como phishing, é uma forma de atrair e enganar as pessoas, visando roubar dinheiro e informações pessoais que podem ser usadas em outros golpes financeiros, como compras online e criação de contas falsas.

A Kaspersky identificou mais de 76.000 tentativas de phishing somente no Brasil em 2022. Embora em menor escala, esses golpes também ocorrem em aplicativos como Telegram e Viber. O relatório mais recente da Kaspersky, divulgado nesta terça-feira (18), revela que 65% dos brasileiros não sabem identificar se um site é legítimo.

Como evitar golpes e fraudes?

Para evitar fraudes, a empresa recomenda ser cauteloso com promessas exageradas, verificar o endereço do site (que pode conter erros gramaticais e substituição de letras por números) e ter um antivírus instalado no dispositivo, pois o software possui uma lista de sites suspeitos que podem impedir a ocorrência de golpes.

O Ministério da Fazenda tem divulgado orientações sobre o programa nas redes sociais, visando fornecer informações relevantes aos usuários. Caso identifique fraudes, as pessoas podem denunciá-las às instituições representativas do setor bancário, como a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a ABBC (Associação Brasileira dos Bancos Comerciais).

Como participar do Desenrola Brasil?

Para participar do programa Desenrola Brasil, é necessário que os interessados entrem em contato com seus respectivos bancos até o dia 30 de dezembro deste ano. Os cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander) já anunciaram sua adesão ao programa.

Além deles, C6, Daycoval, Inter, PagBank e Pan também confirmaram sua participação. O banco Mercantil está em processo de avaliação para aderir ao programa, enquanto Banrisul, BMG e Nubank ainda não responderam - só o Nubank tem mais de 1 milhão de pessoas negativadas.

Para se qualificar nesta rodada de negociações, o devedor precisa:

  • ter uma renda mensal de até R$ 20.000,00;
  • ter sido listado como inadimplente entre 2019 e 2022
  • A dívida não pode estar relacionada a crédito rural, ter garantia da União ou de entidade pública, apresentar risco de crédito integralmente assumido pelo agente financeiro, contar com previsão de recursos públicos ou estar sujeita a equalização de taxa de juros pela União.

A Serasa disponibiliza uma ferramenta de verificação de meios de pagamento em sua plataforma Limpa Nome, que está disponível na internet, no Google Play e na App Store.

Após fazer o login com CPF e senha, o usuário deve selecionar a aba "Soluções" e, em seguida, ir para a opção "Validar Meio de Pagamento" na seção de pagamentos.

Por fim, é necessário inserir o código do Pix ou do código de barras no campo indicado. Caso o boleto não seja emitido pela Serasa, é importante verificar se o beneficiário listado é uma instituição financeira autorizada a renegociar dívidas. Em casos de tentativas de fraude, é recomendado registrar um boletim de ocorrência nas delegacias online da Polícia Civil.