Mais uma vez os beneficiários do Auxílio Emergencial que retiraram o seu dinheiro do Caixa Tem tiveram uma surpresa negativa. Após diversos relatos de clientes do PicPay alegarem que a fintech sumiu com o seu benefício, agora foi a vez da Nubank causar confusão e deixar os beneficiários desesperados.
As reclamações se espalharam pelo fórum oficial do banco digital e pela rede social Twitter com as hashtags #Nuconta e #Nubank nos trending topics na manhã desta quarta-feira (8). Clientes do Nubank expuseram diversas capturas de tela em que mostram a retirada do dinheiro sem a sua autorização. Saques de R$ 500, R$ 600 e até R$ 1.200 foram feitos sem explicação, até mesmo com o dinheiro guardado dos usuários, apenas exibindo a mensagem "Ajuste realizado".
Nubank garante que erro foi da Caixa
Após receber diversos relatos dos estornos, um moderador do fórum oficial do Nubank prestou esclarecimentos do ocorrido na madrugada desta quarta-feira. Segundo ele, o transtorno foi gerado por um erro da Caixa Econômica Federal que informou ao Nubank inconsistências nos pagamentos de boletos entre os dias 15 de abril e 10 de junho.
Veja a thread feita pelo banco nas redes sociais:
A gente quer começar essa thread do jeito que sempre fomos com nossos clientes: transparentes. Então viemos aqui dizer que sim, tá tudo bem com a sua conta e com o Nubank também. (1/5) pic.twitter.com/rvKWshRWHf
— Nubank (@nubank) July 8, 2020
Ocorreu que, ao gerar diversos boletos com o mesmo valor para transferir o auxílio emergencial (dois ou três boletos de R$ 600, por exemplo) o código de barras gerado pelo Nubank foi o mesmo para todos os boletos, o que levou a Caixa a interpretar que os pagamentos foram realizados em quantia superior ao valor correto. Partindo dessa informação o Nubank começou a retirar o dinheiro dos clientes para estornar à Caixa, "agindo de boa fé" como diz o comunicado.
De acordo com o Nubank, os valores já estão sendo devolvidos aos clientes no decorrer do dia de hoje e mais informações serão encaminhadas por e-mail aos usuários afetados. O banco diz estar aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa Econômica Federal.
Hoje diversos usuário do Nubank receberam o seguinte e-mail e posteriormente tiveram desconto automático nos seus valores da NuConta: pic.twitter.com/NmmqsknGUD
— Ernesto (@euandreernesto) July 8, 2020
Trabalhamos com muita transparência e queremos esclarecer.
— Nubank (@nubank) July 8, 2020
Devido a uma falha da Caixa Econômica Federal, parte dos nossos clientes receberam uma quantia superior ao valor correto após fazer o pagamento de alguns boletos, mas os boletos não foram gerados em duplicidade.
(+)
Gente eu to desesperada, o Nubank simplesmente sumiu com R$500,00 da minha conta. Eu espero que isso tenha sido um bug e que seja corrigido logo pq senão eu não sei o que eu faço. pic.twitter.com/lpxY8VZGJS
— Gabi✌ (@gabi_ortsac) July 8, 2020
Veja na íntegra o esclarecimento publicado no fórum do Nubank:
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