O aplicativo do e-Título foi desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tornar o documento do título de eleitor digital e facilitar a vida do cidadão brasileiro.

Desde a última eleição em 2020, o aplicativo passou a mostrar a foto do eleitor, permitindo que o cidadão possa apresentar apenas o perfil em seu celular no momento do seu voto na seção eleitoral. Vale lembrar que a funcionalidade só está disponível para os cidadãos que realizaram o cadastro biométrico.

Prazo para baixar o aplicativo

Serão mais de 156 milhões de brasileiros que devem ir às urnas votar em seus representantes no próximo domingo, 2 de outubro.

Desta forma, o TSE recomenda que os eleitores baixem o aplicativo o quanto antes, pois conforme vai chegando próximo do prazo, o sistema do Governo pode apresentar lentidão. O prazo para baixar o app é até sábado, 1, e não estará disponível no domingo, dia 2.

Como posso baixar o aplicativo e-Título?

O e-Título está disponível para download para os sistemas Android e iOS até sábado, dia 1º de outubro. Após baixar, o sistema irá solicitar os dados do cidadão, como nome completo, data de nascimento, CPF, nome da mãe e nome do pai. Caso não tenha em seu registro, deve clicar em "Não Consta".

Após, o aplicativo deverá fazer algumas perguntas de confirmação, como opções do seu endereço, final do número de telefone ou cidade em que nasceu.

Foto do e-Título

Os eleitores que baixarem o aplicativo, irão se deparar com uma foto, que só estará disponível para quem realizou o cadastramento da biometria.

Esta foto é tirada no dia do cadastro e aparece com uma marca d’água da Justiça Eleitoral. É importante lembrar que o sistema não permite que ela seja alterada.

Os eleitores que já fizeram a biometria e estão com o aplicativo em seu celular, não precisam levar a o título impresso (em papel), nem documento de identificação com foto. Apenas a via digital do aplicativo é suficiente.

Justificativa de ausência

Para o cidadão que estiver fora de seu domicílio eleitoral, poderá utilizar o e-Título para justificar sua ausência, através da geolocalização do aplicativo. A função estará disponível apenas no dia da votação, entre às 7h e 17h.

No caso de realizar a justificativa fora do dia da votação, o eleitor poderá apresentar um documento que comprove o motivo de sua ausência, dentro de 60 dias após cada pleito, ou então 30 dias se estiver fora do país.