O Ministério da Educação (MEC) publicou na quarta-feira, 17 de janeiro, o edital do Prouni 2024. O Programa Universidade Para Todos ofereceu na edição passada (2023) mais de 564 mil bolsas de estudos parciais e integrais, sendo 288.112 no 1º semestre e 276.566 no 2º semestre.
Em coletiva de imprensa para divulgar o resultado do Enem 2023, o ministro da Educação, Camilo Santana anunciou novidades para o Prouni 2024, como o aumento de vagas nos cursos de Direito e Medicina.
O edital de inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Prouni foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A consulta à oferta de bolsas e demais informações está prevista para ser publicada na página do Prouni no dia 19 de janeiro.
-Confira o edital de processo seletivo do Prouni 2024/1
Cronograma Prouni 2024/1
- 29 de janeiro a 1º de fevereiro - período de inscrição
- 06 de fevereiro - resultado da 1ª chamada
- 27 de fevereiro - resultado da 2ª chamada
- 14 a 15 de março - manifestação de interesse na lista de espera
- 18 de março - resultado da lista de espera
Quem pode participar do Prouni?
Os critérios para participar da seleção são: ter realizado uma das duas últimas edições do Enem (2022 ou 2023) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
O estudante também não pode ter tirado nota zero na prova de redação ou ter participado do Enem como treineiro.
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve apresentar uma comprovação de renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118,00) por pessoa.
Já para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal máxima permitida é de até três salários mínimos (R$ 4.236,00) por pessoa. Além disso, o candidato precisa atender a pelo menos uma das condições a seguir:
- Ter concluído o ensino médio em uma escola da rede pública.
- Ter concluído o ensino médio em uma escola da rede particular, na condição de bolsista integral dessa instituição.
- Ter cursado parte do ensino médio em uma escola da rede pública e parte em uma escola particular, como bolsista integral desta última.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, atuando efetivamente no magistério da educação básica, integrado ao quadro de pessoal permanente de uma instituição pública, e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nestes casos, não são exigidos requisitos de renda.
Inscrição no Prouni 2024
As inscrições no Prouni 2024/1 estarão abertas entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior - https://acessounico.mec.gov.br/prouni - do Governo Federal.
A consulta detalhada sobre a oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local, será disponibilizada na página do Prouni na próxima sexta-feira (19). Os resultados serão anunciados em duas chamadas, sendo a primeira em 6 de fevereiro e a segunda em 27 do mesmo mês.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.