Já são pelo menos 22 capitais brasileiras que confirmaram até esta última segunda-feira (24), a gratuidade na passagem do transporte público coletivo para o próximo domingo (30), que ocorrerá o 2º turno das eleições presidenciais e governamentais.
A medida foi implementada pelas capitais após o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir na última quarta-feira (19), autorizar as prefeituras a disponibilizarem o serviço gratuitamente no segundo turno das eleições.
A liberação para o passe livre não é obrigatório e nem gera punição em caso de recusa, ou seja, é uma recomendação, não obrigação. Mesmo assim, várias cidades irão liberar o transporte de graça no domingo, 30.
Capitais brasileiras que confirmaram passe livre no 2º turno
Estão confirmadas até o momento:
- Brasília (DF);
- Aracaju (SE);
- Belo Horizonte (MG);
- Belém (PA) - das 4h às 23h59 de 30 de outubro;
- Boa Vista (RR) - validade das 6h às 18h;
- Campo Grande (MS) - das 5h às 18h;
- Curitiba (PR);
- Cuiabá (MT);
- Florianópolis (SC)- das 8h às 17h;
- Fortaleza (CE) - entre as 5h e às 18h;
- João Pessoa (PB);
- Macapá (AP) - das 6h às 18h;
- Maceió (AL);
- Manaus (AM) - das 4h às 18h;
- Palmas (TO) - das 7h às 20h e comprovar que está a caminho da zona eleitoral com o título de eleitor;
- Porto Alegre (RS);
- Porto Velho (RO);
- Rio de Janeiro (RJ) - ônibus e BRT entre as 6h e às 20h;
- Salvador (BA) - das 6h às 20h;
- São Luís (MA) - das 0h até 22h;
- São Paulo (SP);
- Vitória (ES) - a frota que circula na Grande Vitória — Vila Velha, Serra, Guarapari, Fundão e Cariacica — das 7h às 18h.
Demais municípios do Brasil
Rio Branco (AC) deverá repetir o regime de gratuidade apenas no caminho de volta, mediante apresentação do comprovante de votação.
O município de Natal (RN) terá desconto de 50% na tarifa. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) confirmou que a cidade também irá aderir à iniciativa.
Mesmo a prefeitura de Goiânia (GO) passando por judicialização sobre o tema, o assunto ainda não foi definido.
Já o governo do Distrito Federal definiu uma liminar através da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que obriga que o estado garanta o transporte público gratuito durante o segundo turno.
1º turno das eleições
No primeiro turno, foram 14 capitais brasileiras que disponibilizaram o serviço de passe livre aos eleitores. Entre elas, estavam:
- Recife (PE);
- Boa Vista (RR);
- Campo Grande (MS);
- Curitiba (PR);
- Fortaleza (CE);
- Goiânia (GO);
- Maceió (AL);
- Manaus (AM);
- Porto Alegre (RS);
- Porto Velho (RO);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA) ;
- São Luís (MA).
Além dessas capitais, algumas cidades ofereceram passe livre, como: Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, São Leopoldo e Canoas, no Rio Grande do Sul; e Diadema, na Grande São Paulo. Nas demais capitais, o benefício não foi oferecido.
Quais capitais terá passe livre no 2º turno?
Brasília (DF), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Quais outras cidades tiveram passe livre no 1º turno?
Além das capitais, algumas cidades ofereceram passe livre, como: Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, São Leopoldo e Canoas, no Rio Grande do Sul; e Diadema, na Grande São Paulo. Nas demais capitais, o benefício não foi oferecido.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.