No próximo domingo, 30 de outubro, mais de 156 milhões de brasileiros retornarão às urnas no segundo turno das eleições que vai escolher o próximo Presidente da República. Após o primeiro turno em 02 de outubro, quando nenhum candidato se elegeu com mais de 50% dis votos válidos, quem disputa o cargo agora é o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No pleito de 2022, eleitores e eleitoras escolhem quem vai ocupar o cargo de presidente do país pelos próximos 4 anos, além de eleger governadores, deputados federais e estaduais e senadores.

Neste próximo domingo (30), além da eleição para presidente outros 12 estados terão uma nova votação para escolha de Governador.

Mas atenção, os brasileiros que ainda não fizeram o download ou atualização do aplicativo E-título, versão digital do título de eleitor, terão até a véspera da eleição, o sábado (29), para realizar o download.

Como baixar o Título de eleitor no celular?

O eleitor tem até o próximo sábado, 29 de outubro, véspera das eleições para baixar o aplicativo E-título e ter a versão digital do documento no seu celular. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não será possível fazer do download do app no dia da votação do segundo turno, dia 30, visto que a emissão do título digital será suspensa e voltará a ficar disponível apenas na segunda-feira, dia 31.

Lançado em 2018, o aplicativo E-título substitui o documento impresso na hora da votação, desde que a versão digital possua foto. O app está disponível para celulares Android (baixe aqui) e para iPhone (iOS) (download aqui).

Segundo o TSE, aproximadamente 30 milhões de eleitores no Brasil e no exterior já ativaram o aplicativo E-Título, sendo 13 milhões somente neste ano. Na última semana de setembro, o app registrou mais de 2,5 milhões de usuários ativos e se tornou o mais baixado nas duas lojas de aplicativo.

Qual a ordem de votação nessas eleições?

O pleito deste ano vai eleger, além de um novo presidente do Brasil, novos governadores, deputados federais e estaduais e renovar um terço do Senado Federal. Assim, o eleitor deve ficar atento à ordem de votação nas eleições 2022:

1º turno - 02 de outubro

Deputado Federal - 4 dígitos
Deputado Estadual ou Distrital - 5 dígitos
Senador - 3 dígitos
Governador - 2 dígitos
Presidente - 2 dígitos

2º turno - 30 de outubro

Governador - 2 dígitos
Presidente - 2 dígitos

Ao digitar o número na urna será exibida a foto do candidato para que o eleitor confirme que seu voto está correto. Caso digite algum número errado e a foto na tela não corresponda ao candidato desejado, basta apertar a tecla Corrige (botão laranja), digitar novamente o número do candidato, conferir a foto e confirmar o voto.

A recomendação é que cada pessoa leve uma colinha em papel na ordem correta de votação. Lembrando que não será permitido o uso de celular na cabine de votação, caso o eleitor tenha anotado o número dos candidatos no aparelho.

Como anular o voto na urna?

Já se na hora da votação o eleitor desejar anular o seu voto basta digitar um número que não corresponda a nenhum candidato ou partido político, por exemplo "00" e confirmar.

O TSE ressalta que votos nulos e brancos para qualquer cargo não definem eleição e servem apenas para fins estatísticos, não sendo registrados como votos que podem ser "transferidos" para nenhum candidato ou partido.

Posso votar apenas para presidente?

Sim, o eleitor poderá anular o seu voto para os demais cargos e ter o seu voto validado somente para presidente. Ao contrário do boato que circulou pelo Whatsapp, o voto do eleitor que escolhesse apenas o candidato para presidente na urna não seria considerado "parcial" e, consequentemente, anulado. A informação se trata de uma fake news e foi esclarecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como acompanhar o resultado das eleições?

A partir das 17 horas do domingo, 30 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começará a divulgar os resultados das eleições 2022. Para facilitar o acompanhamento da apuração, a Justiça Eleitoral disponibiliza o aplicativo Resultados, ferramenta que também está disponível na versão para internet (acesse aqui).

- Faça o download do app Resultados para celular Android

- Baixe aqui o aplicativo Resultados para iPhone (iOS)

Por meio do app Resultados, o eleitor poderá consultar em tempo real a apuração dos votos pelo nome do candidato(a) ou pelo cargo disputado. O app também informará os índices de comparecimento e abstenção, a quantidade de votos válidos, brancos e nulos e o número de seções totalizadas.

Eleições 2022: Horários de votação

Neste ano, uma das novidades é a unificação do horário de votação em todos os estados brasileiros. Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi estabelecido que a votação nas eleições 2022 ocorrerá entre as 8h e as 17h, conforme o horário de Brasília.

Com a mudança, os estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, além de alguns município do Amazonas e no arquipélago d eFernando de Noronha, que possuem fusos horários diferentes terão que se adequar.

A alteração no horário de votação vai permitir que o TSE divulgue o resultado das eleições a partir das 17h. Nos pleitos anteriores, o tribunal precisava aguardar o fechamento das urnas da Região Norte antes de divulgar os números, para que os dados parciais não influenciasse a votação dos eleitores.

Veja como vai funcionar o horário de votação:

Acre
Votação das 6h às 15h no horário local

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima
Votação das 7h às 16h no horário local

Amazonas
Votação em 11 municípios (veja lista na imagem) será das 6h às 15h no horário local, nos demais municípios do estado o horário será das 7h às 16h (horário local).

Fernando de Noronha
Votação das 9h às 18h no horário local

Brasílias e demais estados brasileiros
Votação das 8h às 17h no horário local

Eleições 2022: horário de votação será o mesmo em todo o país. Imagem: TSE.

Posso votar sem título de eleitor?

É possível votar nas eleições 2022 sem o Título de Eleitor físico. A apresentação do título na hora da votação não é obrigatória, mas o eleitor deve levar consigo um documento oficial com foto, como documento de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, Carteira de Trabalho (CTPS), certificado de reservista ou identidade funcional de entidade de classe. A versão digital destes documentos também será aceita, desde que conste a foto do eleitor.

O cidadão também pode votar apresentando a versão digital do documento no aplicativo E-Título. O app serve como substituto do título impresso.

O eleitor que perdeu o título ou não possui a versão no aplicativo pode cosultar o local de votação (zona, seção e local) pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A consulta pode ser feita preenchendo o nome, número do título de eleitor ou CPF.