O INEP divulgou que a edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja 2022, que teve provas aplicadas no último domingo de agosto (28), contou com apenas 547 mil pessoas presentes.

As provas foram aplicadas em 27 unidades da Federação, em 622 municípios e 4.459 locais, mobilizando mais de 120 mil colaboradores. Dos 1.683.530 que se inscreveram para o exame, 308.648 (18,4%) buscam a certificação do ensino fundamental e 1.374.882 (81,6%), do ensino médio. Ou seja, uma absteção média de 67,5%.

Gabaritos do Encceja

O gabarito das provas está previsto para sair até esta sexta-feira, 09 de setembro, e poderá ser consultado pelo site do Inep: http://enccejanacional.inep.gov.br.

Ainda, o candidato já pode consultar o tema das redações aplicadas na mesma página do INEP onde sairão os gabaritos - acesse aqui

O login pode ser feito por meio de uma conta Gov e quem esqueceu a senha poderá recuperá-la por meio do sistema Gov informando o CPF e usando a opção "esqueci minha senha" e seguindo as instruções.

Aprovação

Para ser considerado aprovado, o concorrente deverá atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obter nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação.

Para os aprovados, os certificados de aprovação para o nível fundamental e médio serão emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de educação, ciência e tecnologia que aderiram ao Encceja Nacional 2022, listados no sistema de inscrição, para possibilitar o processo de certificação.

Quem não compareceu pode ter que pagar taxa em 2023

Para quem não compareceu este ano e for fazer a edição de 2023, será necessário justificar a ausência em 2022 ou terá que pagar a taxa de inscrição no próximo exame, segundo o INEP. Na última edição que teve cobrança, antes da pandemia, o valor era de R$ 40.

O prazo para esse procedimento será divulgado no edital do Encceja 2023, bem como o valor a ser ressarcido ao Inep, caso o participante não justifique a falta.