O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) serve como uma espécie de segurança financeira para o trabalhador de carteira assinada. Todo mês é descontado um pequeno valor pelo contratante e depositado no fundo. Esse dinheiro fica preso e só pode ser sacado com algumas condições.

Quando o trabalhador entra em um novo emprego, o contrato de trabalho com o emprego anterior é encerrado e a conta do FGTS fica inativa. Caso a saída do emprego anterior tenha acontecido através de demissão sem justa causa, é possível fazer o saque integral do FGTS.

Entretanto, se a demissão ocorrer por justa causa, o trabalhador só poderá sacar o dinheiro em algumas situações específicas. Além de perder o direito ao saque imediato do FGTS, o trabalhador também acaba perdendo de receber 40% da multa rescisória. Por conta disso, esse tipo de rescisão não é nem um pouco atrativa para os trabalhadores.

Quando é possível sacar o FGTS da conta inativa?

O trabalhador só poderá fazer o saque do dinheiro na conta inativa do FGTS em algumas situações específicas e previstas por lei, como:

  • Trabalhadores que ficaram por 3 anos ou mais sem carteira assinada;
  • Através do saque-anivewrsário;
  • Saque residual de saldos de até R$ 80,00 sem movimentação por 1 ano;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Aposentadoria;
  • Caso o trabalhador tenha adquirido doenças graves;
  • Para compra da casa própria;
  • Saque-calamidade.

Como realizar o saque do FGTS em uma conta ativa

Para fazer o saque do dinheiro em uma conta ativa do FGTS, não é mais necessário ir presencialmente a agência bancária, basta seguir alguns passos diretamente no aplicativo do FGTS. A seguir, você confere o passo a passo de como proceder:

  1. Abra o aplicativo do FGTS e acesse sua conta.
  2. Na tela principal, selecione a opção "Saque 100% digital".
  3. Escolha o tipo de saque que deseja realizar.
  4. Confirme suas informações pessoais.
  5. Na tela seguinte, clique em "Solicitar Saques FGTS".
  6. Insira os dados da sua conta bancária para receber o valor.

O dinheiro solicitado deverá entrar na conta do trabalhador em até 5 dias úteis. Como é possível ver, fazer o saque das contas inativas do FGTS é extremamente simples, principalmente com o avanço tecnológico que permite solicitar o saque diretamente do aplicativo.

Outro fator importante que o trabalhador deve ficar atento, é se o valor está sendo depositado corretamente pelo contratante enquanto há o vínculo CLT. Para isso, basta acessar o canal da Caixa Economica Federal, que disponibiliza serviço de SMS, pelos correios e até pelo próprio aplicativo do banco. Outra forma de verificar seu fundo é através do próprio aplicativo do FGTS. Desta forma, você evita surpresas quando o contrato de trabalho for encerrado com o contratante.