O Ministério da Educação (MEC) deu início, nesta terça-feira, 4 de julho, ao período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2023.

Os interessados têm até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 7 de julho para realizar suas inscrições, que devem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior - Fies. Nesta edição, estão sendo disponibilizadas 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas.

Os candidatos podem consultar as vagas no Portal Único de Acesso, utilizando o botão "Consultar ofertas de vagas". O sistema apresenta as ofertas por estado, município e instituição de ensino superior.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado pela Lei nº 10.260, em 12 de julho de 2001, com o objetivo de oferecer financiamento para estudantes em cursos de graduação, sendo direcionado para instituições de ensino superior privadas que participam do programa e possuem avaliação favorável no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A partir de 2018, o Fies passou a oferecer a opção de juros zero para aqueles que mais necessitam, com uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do candidato.

Quem pode se inscrever no Fies 2023?

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo do Fies 2023/2;
  • Obter uma média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota superior a zero na prova de redação;
  • Não ter participado do Enem como treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e realizou o exame apenas para fins de autoavaliação);
  • Ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até 3 salários mínimos.

É importante ressaltar que a obtenção da média mínima no Enem e o cumprimento do limite de renda são apenas critérios para a inscrição no processo seletivo do Fies. A realização dos demais procedimentos depende da contratação do financiamento do programa, que está condicionado à classificação e pré-seleção do candidato, conforme estabelecido no Edital nº 8/2023.

Como fazer a inscrição do Fies 2023?

Para se inscrever no Fies, é necessário ter um cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já possua o cadastro, basta fazer o login utilizando o CPF e a senha.

Durante o processo de inscrição, o candidato deverá fornecer seu CPF, um endereço de e-mail pessoal válido e os nomes dos membros do seu grupo familiar, incluindo o CPF dos membros com 14 anos ou mais, as datas de nascimento e, se aplicável, a renda bruta mensal de cada membro do grupo familiar.

Também será necessário informar os parâmetros que definem a preferência do grupo, bem como a ordem de prioridade das três opções de curso, turno e local de oferta da instituição de ensino superior disponíveis no referido grupo.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar sua opção de grupo de preferência ou cancelar sua inscrição, sendo importante certificar-se das opções escolhidas até o término do prazo. A classificação dos candidatos no processo seletivo do Fies será determinada com base na última modificação feita e confirmada no sistema.

O resultado, contendo a ordem de classificação e pré-seleção, será divulgado pelo MEC em chamada única no dia 11 de julho, no Portal Único de Acesso.

Cronograma completo do Fies 2023

Veja abaixo o cronograma completo do Fies 2023:

  • 4 a 7 de julho: inscrições
  • 11 de julho: resultado
  • 12 a 14 de julho: complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única
  • 18 de julho a 29 de agosto: convocação por meio da lista de espera