O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2025 abriu, nesta terça-feira (4), o período de inscrições para os candidatos interessados em obter financiamento para cursos superiores em instituições privadas.

O prazo para a inscrição vai até a próxima sexta-feira (7), e todo o processo ocorre de forma exclusiva pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).

- Clique aqui e se inscreva

Quem pode se inscrever no FIES?

Para participar do FIES 2025, os candidatos devem:

  • Ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2010, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa para o FIES tradicional ou de até meio salário mínimo por pessoa para o FIES Social.

Como se inscrever?

Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando a conta gov.br.

- Veja o edital FIES 2025

A inscrição será feita por meio do sistema FIES Seleção, que organiza todo o processo de escolha dos candidatos. Após a inscrição, o candidato deverá acompanhar o processo até a divulgação dos resultados e convocação.

112 mil vagas no FIES

Neste ano, o FIES oferece 112 mil vagas, divididas em dois processos seletivos, um para o primeiro semestre e outro para o segundo.

  • 67.301 vagas no primeiro semestre;
  • 44.867 no segundo semestre.

Além disso, o governo prevê a continuidade do modelo com números semelhantes para 2026 e 2027, garantindo estabilidade e inclusão para os próximos anos.

FIES Social

Uma das principais novidades do FIES 2025 é a reserva de 50% das vagas para o FIES Social, modalidade voltada para estudantes de baixa renda, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior.

Podem se inscrever candidatos que tenham feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos, nota acima de zero na redação e que não tenham participado como "treineiros". Além disso, é necessário estar inscrito no CadÚnico e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Os pré-selecionados poderão receber financiamento de até 100% das mensalidades, conforme os limites estabelecidos pelo Comitê Gestor do FIES.

A iniciativa visa promover a inclusão social e facilitar o ingresso de alunos de baixa renda no ensino superior. Além disso, o FIES 2025 reforça sua política de inclusão, reservando vagas para autodeclarados negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme o Edital 26/2024.

Como funciona o processo seletivo?

Após o fim do período de inscrições, o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados terão de complementar suas inscrições entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Somente após essa etapa, o financiamento será formalizado.

Para os candidatos que não forem pré-selecionados, haverá uma lista de espera, com novas convocações previstas para ocorrer entre 25 de fevereiro e 9 de abril. Os candidatos da lista de espera serão chamados conforme a ordem de classificação, dando uma nova oportunidade a quem não obteve sucesso na seleção inicial.

Calendário FIES 2025

  • Inscrições: 4 a 7 de fevereiro
  • Divulgação dos resultados: 18 de fevereiro
  • Complementação da inscrição: 19 a 21 de fevereiro
  • Convocação da lista de espera: 25 de fevereiro a 9 de abril

O FIES 2025 é uma oportunidade importante para estudantes que desejam acessar o ensino superior e, devido às condições facilitadas de financiamento, ele desempenha um papel fundamental na promoção da educação inclusiva no Brasil. Aproveite o prazo de inscrição e não perca a chance de garantir sua vaga e o financiamento do seu curso!