Os aposentados e pensionistas do INSS agora têm a oportunidade de acessar crédito consignado com juros mais baixos. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou novos limites para essa modalidade de empréstimo, que agora tem uma taxa máxima de 1,97% ao mês. Para aqueles que preferem a modalidade via cartão de crédito, a taxa máxima é de 2,89% ao mês.

A decisão foi tomada após uma reunião do CNPS, que contou com a participação do presidente Lula. Recentemente, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, havia tomado decisão unilateral cortando a taxa para 1,7% ao mês. Isso desagradou bancos e instituições financeiras, que acabaram suspendendo a oferta do crédito por considerá-la não-vantajosa devido ao alto custo operacional do empréstimo.

A redução do teto do consignado para o INSS gerou polêmica e os bancos conversavam nos bastidores com o novo governo, alegando ser insustentável emprestar dinheiro a essa taxa, com a SELIC atual em 13,75%. Dessa forma, o governo prometeu rever a taxa, mas já havia adiantado que ela não passaria dos 2%.

18 bancos vão retomar o consignado do INSS

Agora, 18 das 39 instituições financeiras que operavam o crédito consignado para o INSS poderão retomar os empréstimos com o novo limite de juros - veja a lista abaixo.

Apesar de a decisão não ter sido unânime na reunião, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, destacou que a discussão sobre os juros cobrados nas operações financeiras no Brasil é importante e que os bancos públicos (BB e Caixa) têm um papel fundamental na promoção do progresso social. Os novos tetos serão reavaliados em até 30 dias a pedido do presidente Lula.

Lista de bancos que podem operar o novo consignado

Após o término do encontro, o Banco Central divulgou uma lista de instituições autorizadas a retomar a concessão de crédito consignado ao INSS com o novo teto. Confira quais são elas e quais as taxas praticadas atualmente:

Posição Instituição Juros (% a.m.)
1 CCB BRASIL S.A. - CFI 1,35%
2 BANCO SICOOB S.A. 1,64%
3 BRB - CFI S/A 1,67%
4 BCO CETELEM S.A. 1,68%
5 VIA CERTA FINANCIADORA S.A. - CFI 1,72%
6 BCO COOPERATIVO SICREDI S.A. 1,75%
7 BANCO INBURSA 1,79%
8 BANCO INTER 1,79%
9 FINANC ALFA S.A. CFI 1,81%
10 BCO INDUSTRIAL DO BRASIL S.A. 1,85%
11 BANCO BARI S.A. 1,85%
12 BCO CREFISA S.A. 1,87%
13 CAIXA ECONOMICA FEDERAL 1,87%
14 BCO BRADESCO FINANC. S.A. 1,89%
15 PARATI - CFI S.A. 1,90%
16 BCO DA AMAZONIA S.A. 1,90%
18 BCO BANESTES S.A. 1,97%

O INSS começou nesta semana a pagar os aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo. A folha de março segue até o dia 7 de abril. Veja quando os aposentados recebem neste mês, lembrando que os depósitos obedecem o número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito final, aquele número que aparece depois do traço.

Calendário dos aposentados do INSS 2023

Calendário dos aposentados do INSS 2023
Calendário dos aposentados do INSS 2023

Confira as datas de pagamento do INSS para o decorrer do ano. As datas são diferentes para quem recebe apenas um salário mínimo e para quem recebe acima. Os depósitos seguem o número final do seu cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.