O governo federal anunciou um novo programa para ajudar passageiros e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos aeroportos brasileiros. A iniciativa prevê a implantação de 20 salas especiais para esse público até 2026, visando oferecer um ambiente mais adaptado e confortável para cerca de 200 mil passageiros com TEA e que transitam anualmente pelos aeroportos do país.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a medida tem como objetivo melhorar as condições de viagem para pessoas com neurodivergências e seus familiares. "Eu tenho, como afilhado, uma pessoa com espectro autista. Sei, portanto, o que significa uma iniciativa como esta", declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacando a importância do apoio tanto do setor público quanto do privado para o bem-estar social.
Como incentivo, o ministro também anunciou um prêmio para as concessionárias que implementarem as três primeiras salas, garantindo-lhes uma vantagem na avaliação para a premiação dos melhores aeroportos do ano.
Estrutura e medidas do programa
O programa inclui a criação de dois tipos de salas voltadas para as necessidades sensoriais dos passageiros:
- Salas Multissensoriais: Estes espaços terão estímulos visuais, táteis e auditivos para promover relaxamento, concentração e bem-estar, oferecendo um ambiente adequado para pessoas que se beneficiam de estímulos sensoriais controlados.
- Salas de acomodação: Com estímulos reduzidos, essas salas serão ideais para acolher passageiros que possam enfrentar crises, proporcionando um ambiente de maior tranquilidade.
Além dessas salas, o programa também contempla melhorias nos procedimentos de atendimento aos passageiros com TEA, tanto em solo quanto durante o voo. O treinamento de profissionais do setor para lidar de forma sensível com as necessidades e a conscientização de outros passageiros também fazem parte da iniciativa.
Primeiras salas e expansão do programa
O ministério informou que seis salas já estão programadas para serem implantadas no primeiro trimestre de 2025. Atualmente, há quatro salas multissensoriais em operação, com uma nova prevista para inauguração em Natal em novembro.
A meta é que todos os aeroportos das capitais e os principais aeroportos do Brasil estejam equipados com essas salas, sem custo adicional para a União.
A iniciativa integra o programa Viver sem Limites II e foi inspirada nas salas sensoriais instaladas pela Concessionária Zurich Airport nos aeroportos de Florianópolis, Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo.
Como irão funcionar as salas para autistas nos aeroportos?
A iniciativa prevê a implantação de 20 salas especiais para esse público até 2026, visando oferecer um ambiente adaptado e confortável para cerca de 200 mil passageiros com TEA e que transitam anualmente pelos aeroportos do país.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.