Os brasileiros que ainda não responderam ao Censo Demográfico 2022 devem ficar atentos: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a notificar as pessoas que deixaram de responder ao questionário e o valor da multa é salgado - pode chegar a R$ 13.020 por pessoa.

Com 91% da população recenseada, a etapa de coleta de dados está oficialmente concluída, mas os profissionais do Censo trabalham desde 1º de março na etapa de apuração e checagem dos dados, além de tentar reduzir a taxa de recusa que ficou em torno de 2,43%.

Por esse motivo, os recenseadores estão voltando às residências em que não foi possível aplicar o questionário do Censo 2022 e notificando os moradores. A partir de agora, a falta de resposta será considerada como recusa, que prevê multa de 10 salários mínimos para o morador, chegando a R$ 13.020.

Ainda não respondi o Censo, o que fazer?

O órgão informou que os domicílios que ainda não responderam ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137. A ligação é gratuita e o atendimento funciona todos os dias da semana das 8h às 21h30. Nesta edição estarão disponíveis dois tipos de questionários: o básico e o ampliado.

O questionário básico é formado por 26 quesitos e leva cerca de 5 minutos para ser preenchido. Já o questionário ampliado possui 77 perguntas e demora 16 minutos para ser respondido.

Como responder o Censo 2022 pela internet

A opção de responder o Censo IBGE pela internet torna mais prática a participação na pesquisa demográfica, mas ela para ela estar disponível é preciso que o recenseador entre em contato com o cidadão, que poderá agendar uma entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet.

Ao selecionar a opção de responder o questionário pela internet, o cidadão receberá um tícket eletrônico (e-ticket) que será válido por sete dias. Caso o preenchimento do questionário não seja concluído neste prazo, a entrevista será realizada por telefone pelo Centro de Apoio ao Censo (CAC).

O IBGE criou o Centro de Apoio ao Censo (CAC) com o objetivo de auxiliar no preenchimento do questionário. O serviço fica disponível no número 0800 721 8181, todos os dias das 8h às 21h30.

Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, será deixado um bloco de recado e/ou será feito contato por telefone quando houver a informação no DMC. O recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, quatro vezes, sendo que uma visita deve ocorrer obrigatoriamente em turno alternativo.