Termina neste mês de maio o prazo para declaração do Imposto de Renda 2023. Todo início de ano, o contribuinte que obteve rendimento tributável acima da faixa definida pela Receita Federal precisa prestar contas ao leão. Em 2023, precisam declarar o imposto de renda aqueles que receberam acima de R$ 28.559,70 durante o ano-calendário 2022.

A nova tabela do IR, que isenta da declaração quem ganha até 2 salários mínimos, atualmente R$ 2.640,00, só valerá a partir de 2024.

O período de entrega da DIRPF (Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas) iniciou em 15 de março e seguirá até 31 de maio. Vai declarar o IR pela primeira vez ou tem alguma dúvida relacionada ao tema? Os conteúdos abaixo podem te ajudar:

Calendário e consulta da Restituição IRPF 2023

A Receita Federal já divulgou também o calendário de restituição do imposto de renda para 2023. O pagamento é feito por lotes mensais e inicia antes de terminar o prazo da declaração. Neste ano, o primeiro lote de restituição do IRPF vai sair em 31 de maio.

Confira o calendário completo de restituição do IR 2023:

  • 1º lote - 31 de maio
  • 2º lote - 30 de junho
  • 3º lote - 31 de julho
  • 4º lote - 31 de agosto
  • 5º lote - 29 de setembro

A consulta para saber se tem direito a restituição do IRPF 2023 pode ser feita no site da Receita Federal - https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/ - preenchendo o CPF e data de nascimento ou pelo app Meu Imposto de Renda.

Consultar da restituição do imposto de renda pode ser feita no app. Imagem: Ache Concursos

Mas quem vai receber esse dinheiro antes? O órgão definiu uma lista de pessoas que terão prioridade no recebimento, incluindo aposentados e pessoas que optaram pela declaração pré-preenchida. Veja quais são os grupos prioritários:

  1. acima de 80 anos;
  2. acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  3. cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  4. que fizeram a pré-preenchida ou indicaram PIX para restituição;
  5. Demais públicos que entregaram a declaração nos primeiros dias do prazo.

Em caso de empate nos critérios, a prioridade no pagamento da restituição será de quem entregou a declaração primeiro.

Quem pode receber a restituição?

Tem direito a restituição do imposto de renda o contribuinte que pagou imposto a mais do que deveria durante o ano-calendário, nesse caso 2022. O valor que o cidadão terá para receber é calculado pelo programa do IRPF após o envio da declaração.

O contribuinte poderá receber o dinheiro da restituição via conta corrente, poupança ou conta de pagamento no nome e CPF do declarante ou ainda por Pix, desde que a chave pix seja o CPF do titular.