Nesta sexta-feira, 29, a Receita Federal paga o 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda de 2023. Neste lote, cerca de 1,2 milhão de pessoas terão a oportunidade de receber parte do dinheiro pago de volta, o que pode ser um alívio financeiro para muitos.

No entanto, é importante mencionar que se você estava aguardando a restituição e ainda não a recebeu, pode ser que tenha caído na temida malha fina. Isso significa que a Receita Federal identificou alguma inconsistência em sua declaração de Imposto de Renda. Porém, há soluções para isso.

A consulta à restituição pode ser feita de maneira simples e rápida. Basta acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no botão "Consultar a Restituição".

Além disso, é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Como receber a Restituição?

O pagamento está sendo efetuado diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Se você não está na lista de pagamentos deste lote, veja o que aconteceu. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) no site da Receita Federal;
  • Faça login com seus dados;
  • Procure a opção "Extrato da Declaração" e verifique se há alguma pendência;
  • Se encontrar pendências, é possível corrigi-las enviando uma declaração retificadora. Assim, você estará apto a receber nos próximos lotes residuais.

Valores e prioridades no reembolso

A Receita Federal desembolsará um total de R$ 1,96 bilhão para 1.261.100 contribuintes neste último lote. É importante destacar que R$ 507,78 milhões desse valor (26%) se destinam a contribuintes que têm prioridade no reembolso.

A maioria dos contribuintes que receberão neste quinto lote não se enquadra nas prioridades, mas entregaram a declaração até 15 de setembro. Isso é uma novidade, pois este é o primeiro lote a contemplar contribuintes que enviaram o documento depois do prazo inicial, que era 31 de maio.

Prioridade com chave Pix

Uma novidade é que entre os contribuintes com prioridade, a maioria informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizou a declaração pré-preenchida. A informação da chave Pix dá prioridade no recebimento, agilizando o pagamento.

Em casos nos quais a restituição não é depositada na conta informada na declaração, como no caso de contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para isso, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004 0001 ou 0800 729 0001.

Restituição não resgatada

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição após um ano, será necessário requerer o valor no Portal e-CAC. Basta acessar o site da Receita Federal, entrar na página "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no campo "Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária".