O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre todos os anos a oportunidade de estudantes alcançarem o ensino superior através de bolsas de estudo integrais ou parciais, em instituições particulares de diversas regiões do país.

A seleção dos candidatos é realizada por meio de notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por isso a importância do candidato realizar a prova no ano anterior.

É através do Enem que o candidato é selecionado pela nota de corte. A nota de corte funciona como um parâmetro que estabelece qual a nota necessária para conseguir ser aprovado em uma seleção. Para melhor entender, ela é a nota mínima necessária para conseguir a aprovação em determinado curso.

No caso do Prouni, a nota de corte não é definida previamente e sim de acordo com a concorrência. Desta forma, o aluno pode conferir a nota mínima para passar em determinado curso ou se é melhor tentar outro curso menos concorrido e com uma nota de corte que se enquadre na sua pontuação.

Prouni 2023/2

O Prouni ocorre duas vezes ao ano, no primeiro semestre as inscrições ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro. Agora em junho e julho de 2023, será a vez das inscrições para o segundo semestre.

Em ambos os semestres são realizadas duas chamadas, assim os candidatos que não forem chamados na primeira lista poderão demonstrar interesse para a Lista de Espera.

As inscrições possibilitam que o candidato concorra a vagas em diversas instituições cadastradas. Neste semestre as inscrições permanecerão abertas entre os dias 27 a 30 de junho de 2023.

Entenda como participar do Prouni 2023/2:

Como se inscrever no Prouni?

Para se inscrever no Prouni é necessário acessar a internet, no site oficial do programa - PROUNI e clicar em "Inscreva-se", entre os dias 27 a 30 de junho de 2023.

Em seguida, a tela será redirecionada para que o candidato acesse a sua conta gov.br, através do CPF e da senha já cadastrados. Caso o candidato não possua cadastro, será necessario realizar um novo e preencher todas as insformações.

h
Inscrição Prouni 2023/2

Realizada esta primeira parte, será a vez do candidato selecionar o curso, a instituição e o turno que deseja se inscrever.

Quem pode se inscrever no Prouni?

Para participar do Prouni, é necessário que o candidato possua os seguintes critérios:

  • Ter realizado a prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior ao da inscrição;
  • Ter alcançado nota mínima de 450 pontos na prova;
  • Não ter zerado a prova de redação;
  • Ter estudado em escola pública ou ter sido bolsista integral em Escola Particular durante todo o Ensino Médio;
  • Possuir renda familiar máxima de um salário mínimo e meio por pessoa (no caso de bolsa integral);
  • Possuir renda familiar entre um salário mínimo e meio e 3 salários por pessoa (no caso de bolsa parcial);
  • Não possuir diploma de nível superior.

Cronograma Prouni 2023

DATA ATIVIDADE
27 a 30 de junho de 2023 Inscrições
4 de julho de 2023 Primeira chamada
24 de julho de 2023 Segunda chamada
4 e 15 de agosto de 2023 Manifestação de interesse na lista de espera:
18 de agosto de 2023 Convocação da lista de espera pelas universidades
21 a 28 de agosto de 2023 Período de confirmação das informações da lista de espera