O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a liberar na última terça-feira (25) o benefício do mês de Outubro para 36 milhões de aposentados e pensionistas.

A folha de pagamento deste mês trouxe a suspensão do pagamento para servidores públicos federais aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida no mês de seu aniversário.

O INSS ainda concede prazo de 90 dias após esse período para que o segurado faça o procedimento antes de suspender automaticamente o pagamento.

A lista de aposentados e pensionistas que terão o pagamento suspenso em outubro foi publicada em um edital no Diário Oficial da União de 13 de outubro.

- Confira a lista de aposentados e pensionistas que estão com o benefício bloqueado

Calendário de Outubro já começou

O INSS começou a liberar na última terça-feira, 25, os depósitos da folha de pagamento de Outubro para quem recebe até um salário mínimo. A partir da próxima terça (1º) o governo paga aposentadorias e pensões para quem recebe acima do piso nacional. Veja as datas:

Calendário do INSS para quem recebe UM salário mínimo

  • 25 de outubro - depósito para segurados com benefício final 1;
  • 26 de outubro - depósito para segurados com benefício final 2;
  • 27 de outubro - depósito para segurados com benefício final 3;
  • 28 de outubro - depósito para segurados com benefício final 4;
  • 31 de outubro - depósito para segurados com benefício final 5;
  • 01 de novembro - depósito para segurados com benefício final 6;
  • 03 de novembro - depósito para segurados com benefício final 7;
  • 04 de novembro - depósito para segurados com benefício final 8;
  • 07 de novembro - depósito para segurados com benefício final 9;
  • 08 de novembro - depósito para segurados com benefício final 0;

Calendário do INSS para quem recebe acima de UM salário mínimo

  • 01 de novembro - depósito para segurados com benefício final 1 e 6;
  • 03 de novembro - depósito para segurados com benefício final 2 e 7;
  • 04 de novembro - depósito para segurados com benefício final 3 e 8;
  • 07 de novembro - depósito para segurados com benefício final 4 e 9;
  • 08 de novembro - depósito para segurados com benefício final 5 e 0;

App e site Meu INSS ficam fora do ar

No primeiro dia de pagamento do benefício de outubro o aplicativo Meu INSS ficou por algumas horas fora do ar. A instabilidade atingiu diversos sites e aplicativos vinculados à plataforma Gov.br, que informava sobre a manutenção do sistema.

Serviços como o Meu INSS, ConectSUS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira de Trânsito ficaram indisponíveis até o final do dia. Por volta das 17h a Casa Civil informou sobre a normalização do funcionamento do Gov.br e dos demais serviços.

Prova de vida pode suspender o benefício

Por regra, os servidores públicos, que se aposentam pelo regime próprio, deve realizar a prova de vida anualmente no mês do seu aniversário. Caso o procedimento não seja realizado em até 90 dias, o pagamento é suspenso automaticamente pelo INSS por falta de prova de vida.

Para voltar a receber a aposentadoria ou pensão o servidor deve comparecer pessoalmente em qualquer agência do seu banco de recebimento do benefício ou na Unidade de Gestão de Pessoas do INSS, portando documento de identidade oficial ou realizar o procedimento pelo aplicativo móvel. O benefício será restabelecido na primeira folha de pagamento disponível para inclusão.

Já para os demais segurados do INSS a prova de vida está suspensa desde fevereiro de 2022 e seguirá dessa forma até o dia 31 de dezembro. O procedimento será retomado em janeiro de 2023 com algumas mudanças.

A partir do próximo ano o INSS será o responsável por realizar a prova de vida automática a partir da verificação de informações diretamente da base de dados do governo. Assim, não será mais preciso que o aposentado ou pensionista se desloque para realizar o procedimento anualmente.

Contudo, a prova de vida continuará disponível nos canais tradicionais caso o segurado tenha preferência de fazer o procedimento nos terminais de autoatendimento dos bancos ou pelo aplicativo Meu INSS.