O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deverá chamar cerca de 45 mil segurados para passar por perícia médica nos próximos meses e continuar recebendo seu benefício previdenciário. De acordo com o INSS, essa é uma medida nova, retomando as avaliações presenciais que foram suspensas por conta da pandemia da covid-19.

Porém, vale ressaltar que serão submetidos ao procedimento apenas aqueles que fazem parte do Programa de Reabilitação Profissional. Serão chamadas as pessoas em processo de reabilitação com data de interrupção vencida ou próximas do vencimento.

A coordenadora de serviços previdenciários do INSS, Késsia Miriam Santos disse que "Há se falado em pente-fino da reabilitação, mas essa informação é incorreta. Não se trata de um procedimento revisional, e sim de um procedimento padrão do programa de reabilitação profissional".

É importante que o beneficiário esteja atento à data agendada para a perícia e compareça ao exame. Caso o segurado em reabilitação que não realizar o exame pericial, poderá ter o benefício cortado, pois a reabilitação tem caráter obrigatório.

O que é o Programa de Reabilitação Profissional

O Programa de Reabilitação Profissional é a assistência educativa ou reeducativa e de adaptação ou readaptação profissional, que tem como objetivo proporcionar que os segurados do INSS incapacitados parcial ou totalmente, reingressem no mercado de trabalho.

A reabilitação ou readaptação é feita com uma equipe multidisciplinar, formada por:

  • médicos;
  • psicólogos;
  • dentistas;
  • assistentes sociais;
  • sociólogos;
  • fonoaudiólogos;
  • fisioterapeutas, entre outros profissionais.

Isso dependerá dos tratamentos necessários que o segurado irá necessitar para auxiliar nessa retomada ao mercado de trabalho. Caso precise, o INSS também pode disponibilizar próteses e órteses.

Os trabalhadores que podem participar do programa são aqueles que recebem o Auxílio-Doença (ou Auxílio por Incapacidade), destinados aos segurados da Previdência Social e que estão impossibilitados no momento de trabalhar ou exercer atividades laborais, devido a doença ou acidente.

Como é feita a convocação para a perícia

Segundo o INSS, os segurados que participam do programa serão chamados pelas equipes de reabilitação profissional das gerências executivas do Instituto, através de carta de convocação, e-mail ou telefonema. Dessa forma, é muito importante que o segurado mantenha seus dados atualizados junto ao INSS.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pela Central de Atendimento do INSS, pelo número 135, ou acessar o site e aplicativo Meu INSS.