A Receita Federal libera a partir das 10 horas desta sexta-feira, 23 de junho, a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Segundo o órgão, mais de 5,13 milhões de contribuintes serão contemplados com o crédito bancário que está marcado para cair no dia 30 de junho.

O segundo de cinco lotes da restituição do IRPF 2023 vai repassar R$ 7,5 bilhões ao brasileiros, incluindo restituições residuais de exercícios anteriores. Deste grupo, 130.088 são idosos acima de 80 anos, 978.397 possuem entre 60 e 79 anos, 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 468.889 são contribuintes cuja fonte de renda seja o magistério, ou seja, todos fazem parte do grupo prioritário.

Ainda, recebem no segundo lote outros 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via Pix, o que acabou priorizando o pagamento dos valores.

Como consulta a restituição do IRPF 2023

A consulta poderá ser feita de forma fácil na página da Receita Federal na internet. Basta clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no botão "Consultar a Restituição" - https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 30 de junho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Que horas cai a restituição do imposto de renda?

A Receita Federal não informou o horário em que o valor será depositado na conta do contribuinte, já que essa informação depende da instituição financeira e do formato de pagamento escolhido na hora da declaração.

Assim, o contribuinte pode esperar que até o fim do dia a restituição seja depositada na conta informada.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Calendário de restituição IR 2023

A Receita Federal já divulgou também o calendário de restituição do imposto de renda para 2023. O pagamento é feito por lotes mensais e inicia antes de terminar o prazo da declaração. Neste ano, o primeiro lote de restituição do IRPF vai sair em 31 de maio.

Confira o calendário completo de restituição do IR 2023:

  • 1º lote - 31 de maio
  • 2º lote - 30 de junho
  • 3º lote - 31 de julho
  • 4º lote - 31 de agosto
  • 5º lote - 29 de setembro