Mais de 264 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e regularizaram suas pendências receberão a restituição do Imposto de Renda nesta quinta-feira, dia 31. A Receita Federal realizará o pagamento do lote residual de outubro, totalizando R$ 700 milhões em restituições.
Ao todo, 264.602 contribuintes serão contemplados e cerca de 53% deste valor será destinado a grupos prioritários, incluindo contribuintes afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que foram adicionados à lista de prioridades este ano.
Entre os prioritários, 126.824 contribuintes informaram a chave Pix vinculada ao CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, fator que garante prioridade no pagamento. Outros 14.661 contribuintes são professores, seguidos por 11.360 residentes no Rio Grande do Sul. Também estão na lista 46.689 pessoas com idade entre 60 e 79 anos, 6.416 idosos acima de 80 anos e 5.219 contribuintes com alguma deficiência ou doença grave.
Os demais 53.433 contribuintes não informaram a chave Pix nem pertencem a categorias prioritárias.
Consulta e pagamento
Para verificar se foram incluídos no lote, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal ou o aplicativo oficial para dispositivos móveis, selecionando a opção "Meu Imposto de Renda" e "Consultar a Restituição".
O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix (CPF) informada na declaração. Caso o valor não seja depositado na conta informada, ele ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
O contribuinte pode agendar o crédito para qualquer conta em seu nome pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001.
Se o resgate não ocorrer no período de um ano, o valor deverá ser solicitado no Portal e-CAC da Receita Federal, acessando "Declarações e Demonstrativos" e a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Como consultar a restituição do IR 2024?
Para verificar se foram incluídos no lote, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal ou o aplicativo oficial para dispositivos móveis, selecionando a opção “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix (CPF) informada na declaração.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.