Acontece nesta quinta-feira de 31 de agosto o pagamento da restituição do 4º lote do Imposto de Renda para mais de 6 milhões de contribuintes. A Receita Federal vai depositar o valor nas contas cadastradas por cada pessoa quando do envio da Declaração do IR no início deste ano.

A consulta dos valores da restituição e se o contribuinte está neste lote já está aberta desde a quinta-feira passada, dia 24 de agosto - veja abaixo como consultar.

Neste quarto lote o crédito bancário terá um total de R$ 7,5 bilhões. É a mesma grana que foi distribuída nos três primeiros pacotes, mostrando que os impostos tão rendendo bastante, né?

É importante ressaltar que aqueles contemplados neste lote receberão uma correção maior do que nos três primeiros. Isso acontece devido à correção mensal que as restituições recebem pela taxa básica de juros (Selic), que atualmente está em 13,25% ao ano.

A Receita Federal utiliza a taxa Selic para atualizar o valor a ser restituído, acumulando-a a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, acrescentando 1% do valor da Selic no mês do depósito.

Dessa forma, os beneficiários deste quarto lote terão seu valor de restituição corrigido pela Selic até julho, resultando em uma correção de 3,14%. O 5º e último lote de restituição também será corrigido de acordo com a taxa Selic, mas ainda não foi definido qual será a taxa para esse próximo lote, já que a Selic pode sofrer alterações até lá. É provável que fique em torno de 4,2%.

Receita Federal abre consulta do 4º lote do IR - Foto: Márcio Bohrer
Receita Federal abre consulta do 4º lote do IR - Foto: Márcio Bohrer

Como consultar o valor a receber de devolução

A consulta ao quarto lote de restituição pode ser feita no site da Receita Federal. É preciso inserir apenas dados de:

  • CPF;
  • Data de Nascimento;
  • Ano de Exercício da consulta;
  • e marcar a caixa "não sou um robô".

Consultar mais informações do IR

Caso o contribuinte necessite alterar a conta bancária para receber a restituição, é possível fazer a retificação da declaração ou utilizar o serviço disponibilizado no sistema Meu Imposto de Renda. É importante lembrar que essa alteração só é possível caso a restituição ainda não tenha sido liberada.

Se houver erro nos dados, o dinheiro ficará parado no Banco do Brasil e fica disponível para resgate por um ano, indo até uma agência. Após esse prazo, se a restituição não for resgatada, ela é devolvida para a Receita Federal, sendo necessário solicitar o pagamento diretamente no site do governo.

Veja as datas de pagamento de cada lote do IR este ano:

Lote Data de pagamento Correção dos valores pela Selic
1 31 de maio 0%
2 30 de junho 1%
3 31 de julho 2,07%
4 31 de agosto 3,14%
5 29 de setembro 4,21% (previsão) valor ainda a definir