Desde o dia 24 de março, a Receita Federal disponibilizou a consulta da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). No dia 31 de março, 94 mil pessoas receberão o depósito retroativo, referente a declaração do ano passado. Entretanto, vale ressaltar que isso não se trata da declaração de IRPF de 2023, cuja restituição terá início somente em maio deste ano.

Este lote residual de restituição do IRPF contemplará os contribuintes que caíram na malha fina, porém conseguiram corrigir seus erros e agora receberão o valor devido. É importante lembrar que os contribuintes que enviam a declaração após o prazo estipulado, fornecem informações erradas ou sonegam informações acabam caindo na malha fina e não recebem a restituição dentro do calendário regular.

Abaixo, confira se você está entre os 94 mil brasileiros que têm direito a receber a restituição do IRPF.

Como consultar a restituição do IRPF

A Receita Federal vai liberando novos lotes de pagamento retroativo da restituição, à medida que as declarações vão sendo corrigidas. Em 2022, houve cinco depósitos regulares e o mesmo ocorrerá em 2023. Porém, com as declarações retidas e posteriormente corrigidas, novos pagamentos retroativos foram sendo efetuados.

Para este depósito retroativo da restituição do IRPF, que ocorrerá no dia 31 de março, foram destinados R$ 300 milhões para 94 mil pessoas. Além disso, não só o público prioritário, como idosos acima dos 80 anos, contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência ou moléstia grave, mas também outras pessoas serão beneficiadas.

Para verificar se terá direito à restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no próximo lote a ser pago pela Receita Federal, em 31 de março, o contribuinte pode realizar a consulta online. O procedimento é simples e requer apenas o número do CPF, data de nascimento e o ano de entrega da declaração, que no caso é 2022.

O valor a ser restituído dependerá do que foi informado como gasto dedutível na declaração. Antes de enviar o documento, o sistema já indica se há valores a receber e qual será o montante a ser pago. Para consultar se a quantia será depositada neste lote, basta seguir os seguintes passos:

    • Acesse o site da Receita Federal e toque em Imposto de Renda > Consultar Restituição > Iniciar;
    • Informe o número do CPF, data de nascimento e o ano de exercício da declaração;
    • Pronto, o site vai apresentar se você tem direito à restituição ou não.