A perícia médica do INSS é realizada nos casos em que o trabalhador precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente e passar a receber o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária). A perícia é realizada também quando é solicitada a prorrogação do auxílio-doença e também pode ser solicitada em ambiente domiciliar ou hospitalar.
Recentemente, o INSS passou a disponibilizar o agendamento e a consulta do resultado da perícia médica de forma online no portal e aplicativo Meu INSS. Dessa forma, o cidadão pode acompanhar a solicitação sem sair de casa e saber do resultado no mesmo dia em que a perícia foi realizada.
Como consultar o resultado da perícia do INSS?
Para conferir o resultado da sua perícia médica do INSS o cidadão deve acessar o portal Meu INSS ou aplicativo Meu INSS. Para ter acesso a todos os serviços disponibilizados pelo Instituto o cidadão deverá entrar com o seu login único Gov.BR.
Após isso, basta procurar o serviço "Resultado de Benefício por Incapacidade" onde será exibido o resultado da sua perícia após às 21h do dia em que foi realizada.
Veja no vídeo abaixo o passo a passo para fazer o seu cadastro no Gov.br:
Há também a possibilidade de saber o resultado da perícia médica do INSS por meio do telefone. Para isso, o cidadão deve ligar para o número 135 e informar CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.
Como agendar perícia no Meu INSS
As agências do INSS estão atendendo em horário reduzido e mediante agendamento. Isto quer dizer que para ser atendido presencialmente, o cidadão deve entrar no aplicativo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou ligar para o número 135 e marcar um horário para comparecer a agência.
O agendamento pode ser realizado pelo segurado por meio de três canais: site ‘Meu INSS’; aplicativo de celular ‘Meu INSS’ e pela Central telefônica 135. Confira como agendar uma perícia pela internet:
- Acesse o aplicativo ou site do ‘Meu INSS’
- Efetue o login na plataforma
- Clique em ‘Agendar Perícia’
- Selecione uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; 'Remarcar perícia' (reagendamento); ou 'Perícia Presencial por Indicação Médica';
- Siga os próximos passos e finalize o agendamento.
O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’.
Quem tem direito ao auxílio-doença?
Podem solicitar o benefício todos os trabalhadores incapacitados que sejam segurados do INSS (trabalhadores carteira assinada) ou trabalhadores autônomos que contribuem para o INSS.
É exigido que o profissional tenha contribuído nos 12 meses anteriores, menos em casos de acidentes de trabalho ou doenças específicas. Veja quais os requisitos para solicitar o benefício:
- Cumprir carência de 12 contribuições mensais - a perícia médica do INSS avaliará a isenção de carência para doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001, doenças profissionais, acidentes de trabalho e acidentes de qualquer natureza ou causa;
- Possuir qualidade de segurado (caso tenha perdido, deverá cumprir metade da carência de 12 meses a partir da nova filiação à Previdência Social - Lei nº 13.846/2019);
- Comprovar, em perícia médica, doença/acidente que o torne temporariamente incapaz para o seu trabalho;
- Para o empregado em empresa: estar afastado do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).
Como agendar perícia do INSS pela internet?
Para agendar uma perícia do INSS sem sair de casa o segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS. A perícia também pode ser marcada por telefone ligando para o número 135.
Como consultar o resultado da perícia do INSS?
O resultado da perícia pode ser consultado a partir das 21h do dia em que foi realizada, acessando a aba Resultado de Benefício por Incapacidade no site ou aplicativo Meu INSS.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.