As eleições de 2022 terão uma novidade aos brasileiros desavisados. A urna eletrônica foi remodelada e terá agora um layout diferente das últimas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral - TSE apresentou em julho deste ano o novo modelo de urnas que será mais simplista e mais rápida - até 18 vezes mais que a versão anterior, disse o TSE.

Outra mudança bem visível é o novo terminal do mesário, que até então usava um teclado físico e será agora sensível ao toque. No quesito Para aumentar a segurança do voto, a Justiça Eleitoral também iniciou o cadastro biométrico dos eleitores, ou seja, identificação por meio da impressão digital.

As urnas eletrônicas iniciaram no Brasil em 1996 como projeto piloto, somente em algumas cidades, mas foi a partir de 2000 que elas foram adotadas em todo o país. Agora, o modelo chamado EU2020 terá um teclado aprimorado e bateria com duração por toda a vida útil do equipamento.

O TSE disse que adquiriu 225 mil novas urnas, que correspondem a quase metade das urnas em operação na eleição passada (577 mil).

Mais moderna, mais segura, as urnas Modelo UE2020 trazem novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade. A produção será em larga escala com foco nas placas-mãe da urna. Confira as principais mudanças da urna eletrônica em relação ao modelo anterior (o último era o de 2015).

  • O processador do tipo System on a Chip (SOC) é dezoito vezes mais rápido que o modelo 2015;
  • Por não precisar de recarga, a bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato exige menos custos de conservação;
  • A mídia de aplicação do tipo pen drive traz maior flexibilidade logística para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) na geração de mídias;
  • A expectativa de duração da bateria é por toda a vida útil;
  • O terminal do mesário passa a ter tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque;
  • O novo modelo conta com um teclado aprimorado, com teclas com duplo fator de contato, o que permite ao próprio teclado acusar erro, caso haja mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente;
  • As novas urnas terão termos de acessibilidade voltadas para pessoas com deficiência visual e também para pessoas com deficiência auditiva. A sintetização de voz foi aprimorada e agora serão falados os nomes de suplentes e vices. Além disso, será incluída una apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.
Nova urna eletrônica para eleições de 2022 - Fonte: TSE

Qual a ordem de votação

Confira a ordem como cada eleitor deve votar na eleição do dia 02 de outubro:

  • Deputado Federal (4 números)
  • Deputado estadual ou distrital (5 números)
  • Senador (3 números)
  • Governador (2 números)
  • Presidente da República (2 números)

No momento da votação, ao digitar o número do candidato na urna eletrônica, o eleitor verá no painel o nome, a fotografia, a sigla do partido político e o cargo disputado. Basta confirmar o número. No total, serão 16 números a digitar na votação para os 5 cargos.

Há ainda a opção de corrigir a digitação, de votar em branco por meio de uma tecla, ou digitar um número fictício e confirmar, para anular o voto. Votos brancos e nulos não interferem no resultado da eleição.

Eleitores podem treinar voto com simulador do TSE

Um simulador de votação na urna eletrônica já está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral - TSE possibilitando assim, que os leitores treinem para o pleito de outubro.

Na primeira tela, o simulador pergunta se o eleitor deseja receber as instruções de votação também por áudio. Feita essa escolha, aparecem no alto da tela os nomes e números dos partidos. São todos fictícios, não existem.

Ao clicar em cima do partido escolhido, o simulador abre uma nova tela, com o nome e os quatro números de cada candidato do partido a deputado federal. O eleitor digita os números e aparece a foto do candidato. Se errou algum número, é só apertar corrige e fazer de novo. Depois de dar o voto correto, é só apertar a tecla confirma. Assim como na urna eletrônica, o simulador emite um som para informar que deu tudo certo.

Como na urna eletrônica, o simulador informa que os votos estão sendo gravados. Concluído o processo, surge na tela, a palavra "Fim".