O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou que pode votar em breve a PEC 32, conhecida como reforma administrativa. Lira expressou sua satisfação com o interesse do governo de dar andamento na reforma.
Hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, se reuniram para discutir o assunto. Durante as conversas, já há apoio do Planalto ao texto que regula os chamados supersalários, atualmente em análise no Senado.
"Recebo com muita satisfação que o governo se interesse em discutir esse assunto, estamos abertos, sem disposição de prejudicar qualquer setor e qualquer carreira. O texto aprovado na comissão da PEC 32/20 não tira nenhum direito adquirido do servidor público atual. E os supersalários a Câmara já votou, não temos problema", disse Lira.
Lira destacou ainda a abertura para discussões. Ele também ressaltou que o texto aprovado na comissão da PEC 32/20 não afeta os direitos já adquiridos pelos servidores públicos atuais.
O Projeto de Lei 6726/16, que lista os tipos de pagamentos que podem ser isentos do teto do funcionalismo público, se aplica a diversos grupos, incluindo servidores civis e militares, magistratura e detentores de mandato. As alterações no projeto exigirão uma nova votação no Senado.
Ministra quer mudar proposta
Nas redes sociais, a ministra Esther Dweck informou que apresentou uma proposta que está sendo elaborada desde o dia 02 de janeiro pela Secretaria de Transformação do Estado a outros ministérios. O intuito da ministra é a alteração de termos da PEC 32.
Apresentei a proposta que vem sendo elaborada desde 2 de janeiro pela Secretaria de Transformação do Estado do @gestaogovbr a d+ ministérios.
— Esther Dweck (@edweck_rj) September 6, 2023
Pudemos debater princípios da nossa proposta de reforma administrativa que visa o aumento da eficácia do Estado.#governodereconstrução pic.twitter.com/BU1c8jk4NX
Ainda não há uma data definitiva para votação desse projeto que modifica todo o escopo do serviço público. Todas as entidades que representam os servidores públicos são contra a medida.
A PEC 32 segue em tramitação na Câmara dos Deputados - veja os principais pontos.
O que deve ser votado na Reforma Adminsitrativa?
O deputado Rubens Pereira Júnior, apresentará o texto nesta quarta-feira, 06 de setembro, abordando temas como propaganda eleitoral, prestação de contas e violência política contra a mulher. A aprovação e publicação da reforma até 5 de outubro deste ano são necessárias para que as mudanças se apliquem nas eleições municipais de 2024.
O que é o PL 6726/16?
O Projeto de Lei 6726/16, que lista os tipos de pagamentos que podem ser isentos do teto do funcionalismo público, se aplica a diversos grupos, incluindo servidores civis e militares, magistratura e detentores de mandato. As alterações no projeto exigirão uma nova votação no Senado.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.