Nesta quinta-feira (08), a Receita Federal liberou o download do programa do Imposto de Renda 2023, ano-base 2022. O objetivo do órgão, é evitar que ocorram congestionamentos no download, e dar mais tempo para que o contribuinte possa se organizar para preencher a declaração.

Apesar dessa antecipação, o prazo para enviar a sua declaração do Imposto de Renda (IR) 2023, segue o mesmo: inicia no dia 15 de março e vai até 31 de maio. A estimativa é que neste ano, o órgão receba 39,5 milhões de declarações, ou seja, 3,5 milhões de declarações a mais que em 2022.

Mas afinal, como baixar e usar o programa do Imposto de Renda 2023? Abaixo, confira os detalhes.

Como baixar o programa do Imposto de Renda 2023?

Para realizar o download do programa do Imposto de Renda 2023, é necessário acessar a página da Receita Federal, via ESTE LINK.

A partir disso, você tem 3 opções:

  • Preenchimento online: Você pode fazer o preenchimento online, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo;
  • App para smartphone (Android | iOS): Você pode fazer o download do aplicativo, e fazer a declaração a partir do seu smartphone;
  • App para PC (Windows | Win64 | MacOS | Linux | Multi): Por fim, você pode fazer o download do aplicativo, e fazer a declaração a partir do computador.
Programa IRPF 2023 já está disponível para download. Imagem: Ache Concursos
Programa IRPF 2023 já está disponível para download. Imagem: Ache Concursos

Como usar o programa do IR 2023?

Após baixar a versão compatível, é chegada a hora de fazer a declaração. Para isso, faça o seu login, via CPF e data de nascimento. A partir disso, uma lista com as declarações dos últimos 5 anos e a situação de cada uma aparecerá na tela. O IRPF do ano-base 2022 vai aparecer como não iniciada.

Para começar a declaração do IRPF, é necessário tocar no ícone +, no canto inferior direito do bloco 2022. A partir disso, vai aparecer duas opções: Iniciar com a declaração do ano anterior e Iniciar declaração (caso você não deseje usar as informações do ano anterior).

Se você tiver a declaração do ano anterior guardada, é possível mandar o arquivo do IR para o programa pela primeira opção.

Como preencher a declaração?

No menu principal, escolha o item Identificação. Nestes campos, preencha os seus dados pessoais e contato: título de eleitor, NIT/PIS ou Pasep, CEP, e-mail e telefone.

Se você precisar adicionar dependentes, vá ao menu e escolha Familiares. Em seguida, adicione o CPF, nome completo, data de nascimento e NIT, PIS ou PASEP de cada pessoa que for acrescentada à Dirf.

RENDIMENTOS

No menu principal, está disponível a opção Rendimentos. Nela, você deve informar o salário, poupança, aplicações financeiras e participações em lucros que tiver. Assim que preencher cada um dos rendimentos, toque em Salvar no canto inferior da tela.

PAGAMENTOS

No menu principal, está disponível a opção Pagamentos. Nele, você deve colocar as suas despesas médicas, mensalidades escolares, contratação de advogados, entre outros. É necessário ter o CPF e o nome dos profissionais contratados, bem como o valor pago a eles. Por fim, indique se foi o declarante ou um dependente que usou o serviço.

BENS E DÍVIDAS

No menu principal, está disponível a opção Bens e Dívidas. Neste campo, você deve informar suas contas bancárias, cadernetas de poupança, veículos e imóveis no seu nome. Já em dívidas, você deve informar dados do credor, o valor da pendência e o que foi pago no ano anterior.

Como entregar a declaração do IR 2023?

Assim que você preencher todas as seções, retorne ao meu principal e toque em Resumo. Dessa forma, o programa vai te apresentar todas as informações sobre o total de rendimentos tributáveis e alíquotas.

Revise todos os dados declarados, para evitar qualquer complicação. Por fim, você vai encontrar o botão Entregar declaração. Ao entregar, você terá a opção de imprimir ou salvar em PDF.