Na última quarta-feira (11), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que irá concluir ainda em janeiro os detalhes que faltam para a regulamentação do processo automático da prova de vida 2023. A nova modalidade foi anunciada pelo instituto no início deste ano e os beneficiários deverão ter acesso ao novo sistema até o final do mês.

Com isso, a prova de vida deixa de ser de responsabilidade do beneficiário e passa a ser do INSS. Devido a implementação do sistema, não haverá bloqueio de benefícios neste momento, já que o novo método necessita de tempo para se tornar padrão. Para aqueles beneficiários que precisam fazer a prova de vida do INSS, ainda poderão receber seu benefício durante este período.

Em nota, o órgão disse que "a regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático".

Como será a prova de vida do INSS em 2023?

Através dos dados coletados pela prova de vida, será confirmado se o beneficiário realizou ou não alguma ação registrada em bases de dados mantidas pelos órgãos públicos federais. Dentre os documentos que servem como prova de vida estão o passaporte, comprovantes de votação, visitas ao SUS e registros de vacinação. Com isso, o sistema do INSS entende que o beneficiário está ativo e não precisa se deslocar até uma agência do INSS, como era feito até então.

Comparado aos métodos tradicionais, a prova de vida é preferível no sistema automático. Caso não seja possível fornecer automaticamente este comprovante, os beneficiários serão notificados para fazê-lo, preferencialmente, de forma eletrônica.

Mesmo não tendo mais obrigatoriedade, a prova de vida ainda pode ser feita através de uma agência bancária ou pelo site do Meu INSS como nos anos anteriores. Mas vale lembrar que o beneficiário não precisa e não deve procurar uma agência do INSS para fazer a prova de vida.

Calendário de pagamentos do INSS 2023

O calendário de pagamentos do INSS de 2023 já saiu. Com isso, os depósitos de janeiro devem ser pagos entre os dias 25 de janeiro e 07 de fevereiro, para quem ganha 1 salário mínimo. Já para quem recebe acima de um salário mínimo, devem ter os seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.

Confira abaixo o calendário completo de pagamentos do INSS de 2023:

Foto: Divulgação/INSS