A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), veio para ficar e com sua chegada, diversos brasileiros possuem algumas dúvidas quanto ao novo documento. Uma das dúvidas é se haverá a necessidade de fazer a CIN caso já possua carteira de motorista (CNH). É isso que vamos descobrir neste artigo.

Antes de mais nada, é preciso entender do que se trata a CIN. A Carteira de Identidade Nacional chegou para simplificar a vida dos brasileiros e unificar todo o sistema de identificação em apenas um documento. Além disso, a CIN deverá chegar com diversas tecnologias de segurança.

Tenho CNH, preciso fazer a CIN?

É preciso deixar claro que a CNH não substitui a carteira de identidade, apesar de poder ser utilizada em muitas situações. Por conta disso, é recomendado que cada cidadão mesmo com a CNH, peça a emissão da CIN.

Além de adotar o CPF como número de identificação único, a Carteira de Identidade Nacional possui algumas tecnologias de segurança, como biometria e chip eletrônico, algo que não é oferecido pela CNH.

Quais as vantagens da Carteira de Identidade Nacional

Além da tecnologia que proporciona maior segurança ao cidadão, a CIN unifica o RG com o CPF. Desta forma, o número do CPF passa a ser o principal meio de identificação. A nova CIN também prometa a facilidade na abertura de conta bancária, emissão de passaporte e matrícula em instituição de ensino.

Quais Estados já fazem a emissão da CIN?

A CIN passará a ser obrigatória a partir de 2032 e poderá ser emitida gratuitamente em todo território nacional. Nem todos os estados já estão emitindo o novo documento, mas alguns saíram na frente e já fazem a emissão gratuita, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, entre outros.

Para solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional, basta ir ao órgão de identificação do seu estado com o CPF e certidão de nascimento ou casamento. É muito importante que o cidadão fique atento às especificações de cada estado para a emissão do documento.